Megaevento reúne “PIB” da política e economia de MT

Data:

Compartilhar:

A 10ª edição do maior evento de comercialização de gado de corte do Brasil, o Mega Leilão da Estância Bahia, em Água Boa (730 km a Nordeste de Cuiabá), na tarde de sábado (17), reuniu algumas das mais expressivas figuras do cenário político e econômico de Mato Grosso, além de outras regiões do país. 

O evento, em verdade, reuniu o "PIB" desses dois setores: de um lado, grandes produtores rurais, interessados no aspecto puramente comercial do leilão; de outro, políticos em atividades de preparação para a disputa eleitoral deste ano e que, nem por isso, deixam de se interessar pelo leilão, já que a grande maioria também tem altos investimentos no setor pecuário.

O sucesso do leilão promovido pelo prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá (PR), também dono da Estância Bahia, se mede nos números finais: R$ 26.630.612,00, arrecadados com a venda de 31.710 cabeças de gado de corte. E organização do evento contabilizou mais de 2.500 pessoas presente no local.

O Mega Leilão mexeu com o próprio cotidiano da cidade: o movimento era intenso e todos os hotéis da cidade estavam lotados. Guilherme Tonhá, filho do prefeito e um dos organizadores do leilão, informou que foram gerados 350 empregos diretos e 1.200 indiretos, durante o leilão.

A festa começou às 12h foi encerrada às 19h58, durando quase oito horas. Maurício Tonhá se emocionou ao final do evento e fez questão de cumprimentar todos os funcionários envolvidos no evento. 

As 31.710 cabeças de gado vendidas representam a quebra do recorde mundial desse tipo de comercialização. O maior comprador do leilão foi Roberto Carlos Cardoso: 4.816 machos e desembolso de R$ 5,31 milhões. O maior vendedor foi Antonio Medeiros.

Pré-campanha

Vários políticos do Estado também foram ao leilão, mas em busca de votos. Os pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, Mauro Mendes (PSB) e Pedro Taques (PDT), respectivamente, não possuem fazenda – pelo menos, na região – e, aparentemente, não estavam interessados em negócios. Ambos, porém, estiveram na Estância Bahia e fizeram questão de cumprimentar os presentes, mesa por mesa.

O governador Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato à reeleição, também esteve no local, discursou, cumprimentou as pessoas, mas não ficou por muito tempo, pois tinha compromissos na Capital.

Também prestigiaram o evento o senador Demóstenes Torres (DEM) e o deputado federal Sandro Mabel (PR), ambos do vizinho Estado, de Goiás, ex-governador Blairo Maggi (PR), o senador Jaime Campos (DEM) e o ex-governador Júlio, deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes, além de prefeitos e líderes políticos do Vale do Araguaia (Nordeste de MT

fonte : Midia news

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas