03/10/2023 às 04:15h
Governador por 33 dias busca retomar aposentadoria em MT
NO STF

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e ex-governador do Estado por 33 dias, Moisés Feltrin ingressou com uma reclamação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para voltar a receber pensão vitalícia de ex-governador, que atualmente tem o valor de R$ 35 mil.  

 

Em seu pedido de liminar para determinar o imediato reestabelecimento do benefício que foi cancelado em 2018, por conta da jurisprudência criada na Corte Suprema, que reestabeleceu o pagamento de pensão para ex-governadores do Estado do Paraná, além da reclamação feita pelo ex-deputado e ex-governador Carlos Bezerra (MDB). 

 

A ação ainda pede que, além da volta da pensão, que os valores não repassados entre novembro de 2018 até os dias atuais, sejam pagos pelo Estado de Mato Grosso. Na justificativa, a defesa de Feltrin, afirma que o ex-político possui 81 anos e já não consegue ser reinserido ao mercado de trabalho para conseguir a sua subsistência.

 

 A defesa lembra que a sua ascensão a governador de Mato Grosso, ocorreu após a renúncia do então governador Carlos Bezerra, e a licença de saúde então concedida ao então vice-governador da época, Edison Freitas de Oliveira. Com isso, Feltrin assumiu a cadeira de governador, “ocasião em que transmitiu a faixa para o então governador eleito, Jayme Campos”.  

 

Para a defesa, tanto as decisões do STF que concederam a retomada do pagamento da pensão para Bezerra, como para os ex-governadores do Paraná, se assemelham ao pedido de Moisés Feltrin. “Isso porque, o que se pretende na presente reclamação, exatamente como pretendido nas mencionadas RCL 44.776/PR e RCL 45.977/MT, é a discussão sobre o alcance da declaração de inconstitucionalidade do ato normativo objeto da ação de controle, visando impedir que a inconstitucionalidade do ato prejudique os direitos adquiridos de boa-fé, e mantidos por longo lapso temporal, no caso, quase por 20 anos”, justifica.  

A ação está nas mãos do ministro Gilmar Mendes para análise.

Espalhe por ai:
Link:
Esportes
ESPORTEFUTEBOL
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2024 - Grupo Nova Visão de Comunicação -CNPJ 07.296.611/0001-78 - Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121