28/06/2023 às 01:08h
Flavinha participa do lançamento do Plano Safra 2023/2024, no Palácio do Planalto

Deputada é integrante da Comissão de Agricultura da Câmara e da Frente parlamentar da Agropecuária

A deputada federal Flavinha (MDB-MT) participou hoje de manhã, no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2023/2024, que prevê financiamento de R$ 364,22 bilhões. Segundo informa o governo federal, os recursos são destinados para o crédito rural para produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais. As taxas de juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp e de 12% a.a. para os demais produtores. Já para investimentos, as taxas de juros variam entre 7% a.a. e 12,5% a.a., de acordo com o programa.

Flavinha esteve acompanhada de outros integrantes da bancada do agro no Congresso Nacional, e conversou com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A deputada lembrou que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ajudou na elaboração do plano e cobrou especial atenção às reivindicações do setor.

Integrante da FPA, Flavinha destaca que um dos focos da Frente é principalmente a equalização de taxa de juros, com o objetivo de oferecer juro menor ao produtor rural. E se diz esperançosa com uma novidade do plano hoje lançado: o RenovAgro, que amplia o apoio à recuperação de pastagens degradadas, com foco na sua conversão para a produção agrícola.

No quesito sustentabilidade, que é um dos itens do Plano, a deputada lembra que o que os produtores brasileiros cumprem a legislação ambiental mais eficiente e restritiva do mundo. “E é importante ressaltar que o Estado Brasileiro precisa validar urgentemente o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de mais de 90% das propriedades rurais, ainda pendentes, para que os produtores possam ter acesso à essa redução sustentável de juros e seja reconhecido por suas boas práticas”, lembra Flavinha, citando trecho da nota oficial da FPA.

 

Assessoria com informações Gov/Mapa e FPA

Espalhe por ai:
Link:
Esportes
ESPORTEFUTEBOL
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2024 - Grupo Nova Visão de Comunicação -CNPJ 07.296.611/0001-78 - Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121