25/02/2021 às 06:44h
Mutirão de limpeza para combater a dengue será realizado em Colíder
Autor: ASSESORIA DE COMUNICAÇÃO
Foto por: ASSESORIA DE COMUNICAÇÃO

A prefeitura de Colíder realiza a partir desta segunda-feira (1) um mutirão de limpeza na área urbana do município. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e o departamento de Vigilância Sanitária.

O mutirão terá início às (07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00), do dia 01/03 em alguns bairros do município. “Solicitamos aos moradores que colaborem limpando os quintais e deixando os entulhos e lixos para fora, para que possam ser recolhidos pela equipe, a medida faz parte da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti”, salienta Rogério Nunes, coordenador da vigilância sanitária.

O Secretário de Infraestrutura Robério Cavalcante, reforçou que, para o combate a essas doenças é necessária a conscientização dos moradores, mas que, desde já, a prefeitura deve iniciar os trabalhos de limpeza. “Iremos iniciar as ações de prevenção com a limpeza de lugares que possuem água parada. Será feito um trabalho minucioso de visitação em cada residência com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para que conscientizem os moradores e buscar a eliminação dos focos de mosquito”, comentou.

Rogério Nunes, ainda explicou que a diminuição do mosquito Aedes aegypti é importante para o sistema de saúde do município. “Nesse período das chuvas, boa parte dos atendimentos hospitalares está relacionado às pessoas que possuem sintomas da dengue, febre zika e chikungunya. Se conseguirmos realizar o trabalho de visitação e notificar os moradores sobre os focos do mosquito nas residências, iremos consequentemente diminuir o número de internações hospitalares ocasionadas pelo mosquito”, salienta.

 

O que poderá ser recolhido: todo lixo que acumula água e que seja um possível foco de larvas.

O que não será recolhido: poda de árvores e entulho de resto de construções.

 

Inicialmente o mutirão de limpeza acontece nos bairros: Celidio Marques, Bom Jesus, Maria Antônia, José Luciano, Torre e Nossa Senhora da Gula.. Serão recolhidos todos os materiais descartáveis que acumulem água. Os moradores que possuem entulho nos quintais das residências podem depositar nas alamedas para que a equipe responsável possa recolher e descartá-los de forma correta.

Cronograma de limpeza

Do dia 01/03 a 04/03 nos bairros:

·   BAIRRO CELÍDIO MARQUES

·   BAIRRO BOM JESUS

·   BAIRRO MARIA ANTÔNIA

·   BAIRRO JOSÉ LUCIANO

·   BAIRRO DA TORRE

·   BAIRRO NOSSA SENHORA DA GUIA

 Do dia 05/03 a 09/03 nos bairros:

·   BAIRRO TELES PIRES

·   BAIRRO NOVO HORIZONTE 1

·   BAIRRO NOVO HORIZONTE 2

·   BAIRRO SANTA CLARA

·   JARDIM ESTRELA

·   JARDIM ALEGRE

·   JARDIM BARBIERO

·   JARDIM SÃO GONÇALO

·   RES. MARINGÁ

·   RES. CIDADE ALTA

·   BAIRRO PARQUE DOS IPÊS

 Do dia 10/03 a 12/03 nos bairros:

·   JARDIM SÃO JOÃO

·   JARDIM PERIN

·   JARDIM ALVORADA

·   JARDIM ELDORADO

·   JARDIM AMÉRICA

·   JARDIM CAIAPÓS

·   LOTEAMENTO PRIMAVERA

·   JARDIM VÂNIA

·   JARDIM EVEREST

·   BAIRRO POLO INDUSTRIAL

·   JARDIM IPANEMA

·   JARDIM EUROPA

 Do dia 15/03 a 19/03 nos bairros:

·   BAIRRO BOA ESPERANÇA

·   BAIRRO PORTAL DA AMAZÔNIA

·   BAIRRO SAGRADA FAMÍLIA

·   BAIRRO MORADA DO SOL

·   BAIRRO BALANÇÃO

 E no dia 22/03:

·   CENTRO

Espalhe por ai:
Link:
Esportes
ESPORTEFUTEBOL
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2021 - Grupo Nova Visão de Comunicação - /Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121