Setembro Amarelo: Dia 10 é Dia Mundial de Prevenção do Suicídio; Saúde de Colíder produz vídeo

Data:

Compartilhar:

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Foi criado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.

Em Colíder, segundo a psicóloga Tatiane Eufrásio, a pandemia impede a realização de palestras e campanhas presenciais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde optou pela produção de um vídeo com alertas e orientações direcionadas, principalmente, às equipes que atuam nas unidades de saúde.

“Gravamos um vídeo explicativo sobre prevenção, fatores de risco, como as unidades de saúde podem fazer para abordar o paciente que está com pensamento de morte”, explica Tatiane. “Foi um meio que a gente achou. Explicar há inúmeros fatores que podem levar a pessoa a praticar o ato, como problema familiar, uso de álcool e drogas, insatisfação na vida pessoal e profissional”, diz.

Tatiane explica que o suicídio nem sempre é causado por um quadro depressivo. “Pode ser um acontecimento atual, como luto”, explica. “Quem tem um amigo, um parente que tá passando por isso, vamos orientar, procurar ajuda especializada no seu PSF. E se o caso for bastante grave, temos o Caps [Centro de Atenção Psicossocial]”, orienta. Veja a reportagem em video

https://www.youtube.com/watch?v=geSWkw934UE
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas