Investimento no desenvolvimento da piscicultura em 16 propriedades rurais

Data:

Compartilhar:

A piscicultura é mais uma das atividades econômicas incentivadas pela Prefeitura de Colíder e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O governo municipal, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoia as propriedades rurais na reforma e construção de tanques para criação de peixes, assistência técnica e comercialização. A objetivo é fortalecer e diversificar os meios de subsistência de pequenos e médios produtores. 

O secretário Ronaldo Vinha acredita que a piscicultura terá um papel fundamental na melhora socioeconômica em áreas rurais de Colíder. “Estamos dando esse apoio. O engenheiro do Sebrae participará de todos os trabalhos para que os tanques fiquem melhores e funcionais. Não é só o tanque. Tem que ver a questão de água, o PH e se o fluxo se mantém na época da seca, entre outros detalhes. Tenho certeza que os produtores beneficiados terão lucros e ficarão muito contentes”, afirma Vinha.

O projeto teve início em 2019 e conta hoje com a participação de 16 proprietários rurais. A ação foi retomada há duas semanas, após ser temporariamente interrompido para aguardar a passagem do período chuvoso e devido à pandemia. “Reiniciamos esse trabalho agora, em julho”, informa o consultor e engenheiro de pesca Jailson Baumgartner.

O especialista diz que Colíder tem grande potencial para a atividade. As espécies sugeridas são a tabatinga, piau açu e pintado. “É um local adequado, com água disponível e o clima ajuda muito para o desenvolvimento das espécies. Será um trabalho contínuo, até dezembro, reformando e construindo tanques em todas as propriedades que aderiram ao programa”, pontua Baumgartner.

PRODUTORES FELIZES

Nesta sexta-feira (31.07), a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Urbanismo trabalhou na abertura de tanque no sítio Dois Irmãos, de propriedade do seo João Pereira Alves. “A Infraestrutura está aqui, no apoio à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abrindo os tanques para poder desenvolver o criame de peixes. É uma fonte de renda a mais que o produtor rural está tendo a oportunidade de viabilizar na propriedade”, comenta Hiran Sales.

Seo João Alves diz que a criação de peixe sempre foi uma vontade dele. “Agora, tive essa oportunidade. A minha represa era pequena. Estão alargando para seis metros e tá ficando bonita. A prefeitura ainda abriu a estrada até o tanque. Agora posso ir de carro. Muito bom o trabalho dos meninos”, comemora.

Alessandro Larentes Alves, do sítio Três Irmãos, diz que o programa ajuda a diversificar a produção nas pequenas propriedades. “A piscicultura é um meio de a gente tirar uma renda extra. O trabalho aqui tá ficando muito bom. Agora, tem que jogar um calcário e daqui a uns dois meses a gente já pode colocar uns peixes aqui”, diz o agricultor familiar.

Texto | Sérgio Ober

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas