03/08/2020 às 08:57h
MEC diz a deputados que não sabe alcance do ensino virtual na rede pública
ENSINO VIRTUAL

O Ministério da Educação afirmou nesta 2ª feira (3.ago.2020) que não sabe dizer quantos estudantes da rede pública estão acompanhando as aulas remotas durante a pandemia da covid-19.

A informação veio em resposta a 1 ofício enviado à pasta por 7 congressistas solicitando os dados oficiais sobre o alcance do ensino à distância e a reorganização do calendário escolar depois da suspensão das aulas presenciais. O grupo integra comissão na Câmara dos Deputados que acompanha as ações do ministério.

A reposta, assinada pelo ministro Milton Ribeiro em 27 de julho, informou que a pasta “não dispõe de informações acerca do número de alunos da rede pública de ensino do país que estão tendo teleaulas e aula online até o momento”. Eis a íntegra (4 MB) do documento.

Os dados do relatório se baseiam em uma nota técnica da Secretaria de Educação Básica do ministério, que trata de todas as redes estaduais de educação que estão em regime de atividades remotas. A nota técnica se baseia no site do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

O Ministério da Educação explica que os dados foram retirados de uma pesquisa feita pelo Consed e pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ), à qual somente 71% das redes municipais responderam.

A partir das informações acima registradas, é possível afirmar que todas as redes estaduais estão implementando o ensino à distância e parte das redes municipais também. Porém, o MEC não pode afirmar com precisão o percentual de estudantes que estão participando do processo de ensino-aprendizagem por meio das atividades não presenciais, o que nos impede de responder sobre o quantitativo exato de alunos das redes públicas de ensino [que] participam de teleaulas e aulas online“, diz a nota.

A pasta destaca que, em julho, o CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou 1 parecer “com orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia”.


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