Bolsonaro ignora estudo brasileiro

Data:

Compartilhar:

Após pesquisa brasiliera dizer que cloroquina não serve para covid-19, Bolsonaro voltou a defender que o paciente possa usar o remédio na noite desta quinta-feira (23/7). Em live, transmitida pelo Facebook, o presidente disse mais uma vez que não está recomendado o medicamento, porém que o paciente deve ter a escolha de poder usá-lo mesmo sem comprovação científica. 

 

“Estou muito bem, graças a Deus. Dois ministros foram infectados e começaram imediatamento a tomar a cloroquina. Não estou recomendando para ninguém, não. Eu tomei e, 12 horas depois, estava me sentindo muito bem. A mesma coisa me reportaram o Onyx e o Milton”, afirmou, se referindo aos ministros da Cidadania e da Educação, infectados pelo coronavírus. 

 

O presidente lembrou, no entanto, que não existe comprovação da eficácia do medicamento. “Falando em ciência até me lembrei do Mandetta (ex-ministro da Saúde). Não existe comprovação científica, mas não é porquê não existe, nem é nem não é recomendado. Está em estudo ainda. O médico tem que ter essa liberdade de prescrever”, defendeu. 

 

Nesta quinta-feira, um estudo brasileiro afirmou que a hidrocloroquina não funciona para tratamento de covid-19. A pesquisa acompanhou quase 700 pacientes e concluiu que não há diferença entre quem usa o remédio e quem não usa. Além disso, os pacientes que usaram tiveram maior tendência a desenvolver problemas cardíacos e no fígado. Um outro estudo alemão, pubiicado na quarta-feira, também afirmou que o remédio não tem eficácia.  

 

Sem máscara

Diagnosticado com covid-19, o presidente foi visto, nesta quinta, sem máscara falando com garis. Na live, Bolsonaro não comentou o caso, mas disse que como ainda está com o vírus não pode ter contato direto com outras pessoas.  “Eu não posso sair na rua, só posso depois que tiver negativado”, afirmou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas