23/07/2020 às 08:15h
Liderança indígena morre vítima da covid-19 em Cuiabá
Morre vítima da covid-19
Khayo Ribeiro

O líder indígena Nelson Mutzie Rikbaktsa morreu de covid-19 em Cuiabá na noite de quarta-feira (22). Ele foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena tanto em Mato Grosso quanto em Rondônia.

 

Por meio de nota, o Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI) de Vilhena (RO) lamentou a morte da liderança, que não resistiu às complicações da infecção. No comunicado, a entidade aponta que Rikbaktsa foi uma das vozes mais influentes da luta indígena.

 

 

“A sua principal marca, que hoje deixa saudades na memória de quem o conheceu, era o empenho e a dedicação a saúde dos povos indígenas. Nesta pandemia se tornou defensor e incentivador dos protocolos de proteção contra a covid-19, como o uso de máscara e álcool em gel, por parte das comunidades indígenas”, aponta trecho do comunicado.

 

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que Mato Grosso já registrou mais de 38,9 mil casos de contágio pelo novo coronavírus. Deste montante, 1.474 ocorrências evoluíram para morte dos pacientes infectados por conta de complicações.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a capital mato-grossense tem mais de 8,4 mil casos notificados de contágio, dos quais 452 ocorrências as vítimas não resistiram à doença e morreram.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121