17/07/2020 às 12:25h
MT repassará parte dos 500 mil novos testes rápidos às prefeituras
COMBATE À PANDEMIA
Khayo Ribeiro

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que Mato Grosso terá 500 mil novos testes rápidos para verificação de contágio do novo coronavírus e que parte dos materiais será repassada às prefeituras. O apontamento do chefe do Executivo estadual foi feito durante entrevista concedida nesta quarta-feira (15).

 

De acordo com o gestor, 400 mil testes foram comprados pelo Estado e os outros 100 são frutos de doação. Conforme noticiado pelo portal , a doação foi realizada pela empresa JBS e os materiais chegaram a Mato Grosso na segunda-feira (13). Mendes frisou que os insumos contra a covid-19 serão utilizados no centro de triagem que está sendo montando na Arena Pantanal.

Na entrevista, o governador apontou ainda que o Estado não está realizando nenhum tipo de restrição quanto aos remédios utilizados no combate ao vírus, sobretudo quanto ao ‘kit covid-19’. Mendes apontou que se os médicos prescreverem os pacientes poderão ter acesso.

 

“Quem receita é o médico, não é o governador ou qualquer agente político. Você pode tomar as providências administrativas para que isso possa estar disponível para a população e é isso que estamos fazendo”, disse o governador, que citou ainda a alta nas buscas pelos medicamentos em farmácias por conta do medo da população.

 

Por fim, o chefe do Executivo estadual disse ainda que utilizou os fármacos antes mesmo de apresentar os sintomas para covid-19. Ele aconselhou que a população também se antecipe quanto à procura de ajuda médica, pois o atraso na busca pelos serviços pode provocar agravamento fatal no quadro clínico dos pacientes.

 

Coronavírus em Mato Grosso

Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na noite de terça-feira (14), Mato Grosso já ultrapassou a faixa dos 29,9 mil casos de contágio pelo novo coronavírus, sendo que 639 das ocorrências foi notificada em apenas 24 horas. Além disso, o estado já contabiliza 1.157 mortes pela covid-19.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121