16/07/2020 às 11:46h
Deputados vão aprofundar debate para melhorar saúde
HRCOL
Thiago Andrade


A situação do Hospital Regional de Colíder (650 km ao Norte) foi tema da reunião da Comissão de Saúde na segunda-feira (13). Uma enfermeira morreu dias atrás e gerou revolta entre os servidores da unidade. 

 

Os técnicos do hospital e o poder público de Colíder querem mais respaldo do governo do Estado para resolver os problemas enfrentados.

 

"A situação de Colíder é a mesma situação de Confresa, de Juína, de Querência e do estado todo, infelizmente, mas onde há hospital regional é possível pensar em um atendimento de mais qualidade e a população de Colíder está sofrendo com essa negligência. Um hospital que só atende aos casos de covid-19 em enfermaria você não ter profissionais? Tiveram que ligar para um médico que não estava em plantão para entubar a enfermeira e depois de entubada, ela ficou sem assistência nenhuma", disse o deputado Lúdio Cabral (PT). 

 

 

Segundo ele, o que aconteceu na unidade é um retrato do que acontece nas outras cidades do estado. O deputado ainda voltou a questionar a qualidade dos respiradores comprados pelo governo na China. Segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não respondeu o questionamento sobre a qualidade dos respiradores. 

 

Em abril, o governo comprou 150 respitadores da China, sendo 50 ventiladores para transporte e 100 de uso em UTI. Um requerimento da Comissão de Saúde foi aprovado para saber a qualidade dos equipamentos, mas o governo ainda não respondeu ao requerimento. 

 

Previsão errada

O deputado disse ainda que o governo não se preparou da forma adequada para lidar com os casos de covid, destacou que o governador Mauro Mendes (DEM) chegou a fazer um elogio a si na inauguração da ampliação do Hospital Metropolitano que tinha feito o dever de casa. Lembrou que Mauro estimava 4 mil casos ativos no pico da doença no estado, mas que o número se mostrou muito maior. 

 

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121