27/03/2020 às 10:55h
Câmara faz sessão virtual e apelo é para acabar com VIs

GD.


Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta quinta-feira (26) a primeira sessão virtual. Todos os 25 vereadores participaram da sessão por videoconferência. A sessão teve apelo para que os parlamentares abram mão da Verba Indenizatória (VI) para que os recursos sejam empregados no combate ao coronavírus e com apelo para que haja um afrouxamento nas medidas de contenção e que o comércio volte a funcionar normalmente.

 

Os vereadores também anunciaram que desistiram de montar a TV do Legislativo para devolver recursos à prefeitura usar na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

O presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão (PTB), disse que, num esforço de caixa, a Câmara suspendeu licitações que estavam previstas para 2020. Entre as ações que estão canceladas está a implantação da TV Câmara de Cuiabá. Destacou também que os vereadores decidiram colocar os 25 carros à disposição da Saúde do município e também uma van para ajudar a cidade no enfrentamento da doença.


Os vereadores decidiram devolver à prefeitura R$ 15 milhões e o dinheiro será destinado à compra de equipamentos para proteção contra Covid-19. Os vereadores também poderão alocar suas emendas no combate ao coronavírus. 

 

A Câmara vai propor ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a diminuição da taxa de coleta de esgoto. Atualmente o usuário paga 90% do que é consumido de água. Os vereadores querem uma redução momentânea deste percentual. Misael vai levar a proposta ao prefeito Emanuel (a quem cabe propor a redução).

 

Misael também vai propor que haja uma flexibilização do pagamento do IPTU, a primeira parcela já vence no próximo mês. "O coronavírus fez mudar os nossos hábitos, nós aqui na Câmara não estamos em tempos normais, estamos aqui porque em momento difícil que a liderança tem que aparecer. Fomos eleitos para representar a sociedade e quando colocamos os nossos nomes à disposição foi para ajudar a resolver as necessidades cotidianas", disse o presidente. 

 

A sessão foi com tranquilidade, mas com algumas trapalhada dos vereadores. Renivaldo Nascimento (PSDB), por exemplo, estava na Câmara, mas pegou suas coisas e foi embora, em parte da sessão o vereador estava dirigindo. Marcrean Santos (PSC) também fez deslocamento de carro durante a primeira sessão virtual.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121