23/03/2020 às 11:22h
Ministro defende adiar eleições municipais de outubro

GD.


O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Congresso deveria adiar as eleições municipais deste ano, marcadas para outubro, para conter o avanço do novo coronavírus no país. O comentário foi feito durante reunião por videoconferência com prefeitos de capitais, no domingo, 22. Para Mandetta, a disputa eleitoral pode comprometer o foco dos gestores e causar uma ‘tragédia’. “Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o Congresso falar: ‘adia’, faz um mandato desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano... uma tragédia, por que vai todo mundo querer fazer ação política”, disse.

 

O ministro fez o comentário em resposta a um dos prefeitos que mencionou dificuldades políticas com outros atores da região para adotar algumas medidas de contenção.

 

“Não é hora de falar sobre isso”, cortou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em seguida, foi dada a palavra a um outro gestor, e não se tocou mais no assunto.

 

Desde que se intensificaram as consequências da pandemia, líderes do Congresso começaram a falar na possibilidade de adiar o pleito que escolherá os novos prefeitos e vereadores.

 

“Tem prefeito pensando em eleição e oposição cobrando medidas mais duras, porque está pensando em eleições. Está na hora de a gente pensar mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições”, afirmou Mandetta.

 

Ele voltou a pedir um pacto político para que as eleições municipais sejam adiadas, se esse assunto for um complicador para o combate à covid-19. “Vamos nos organizar para que não tenhamos elementos que perturbem a história dessa patologia”, completou. Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso se manifestou por nota. Ele disse que uma eventual suspensão das eleições depende de emenda constitucional e cabe ao Congresso Nacional decidir ou não pelo adiamento. “Se o adiamento vier a ocorrer, penso que ele deva ser apenas pelo prazo necessário”, acrescentou o ministro.


Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2020 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121