Juros baixos são benéficos, mas BC será cauteloso, diz Campos Neto

Data:

Compartilhar:

O presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, disse na manhã desta 6ª feira (24.jan.2020) que os cortes realizados na taxa oficial de juros, a Selic, deverão impulsionar a economia do país a partir do setor privado. A declaração foi feita em evento organizado pela XP Investimentos.

“Queremos nível de juro para que possamos reinventar a economia com dinheiro privado”, afirmou o presidente da autoridade monetária. Segundo Campos Neto, os juros dependem de melhora institucional. “Conseguimos ver claramente movimento do juro associado às reformas. […] Sempre mencionamos as reformas, mas não só a da Previdência, a tributária, administrativa também”.

Campos Neto disse também que o Banco Central será cauteloso com a Selic. “Temos mantido coerência”. Em 2019, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC derrubou a taxa básica de juros 4 vezes consecutivas, até a mínima histórica de 4,5% ano na reunião em 11 de dezembro. Um próximo corte pode vir na 1ª reunião de 2020, marcada para 5 de fevereiro.

BRASIL MERECE NOTA MELHOR

No mesmo evento, o presidente do BC argumentou que agências de classificação deveriam melhorar nota do país, atualmente em grau especulativo. “O prêmio de risco [juro que que se cobra dos títulos brasileiros acima do que paga o Tesouro do EUA] mostra que o Brasil tem precificação que mereceria upgrade [melhora da classificação] duplo ou até mais”, disse.

Segundo Campos Neto, a Ásia é maior preocupação hoje. “O pior da desaceleração global já passou por ora, mas existe incerteza com a Ásia.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas