Detran aguarda autorização nacional para fabricação de novas placas

Data:

Compartilhar:

Vitória Lopes

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que aguarda a autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para implantar a placa do Mercosul, que será obrigatória para veículos em todo o país a partir de 31 de janeiro.

 

A previsão é que o processo demore de transição demore até 60 dias, a partir de 31 de janeiro. Além de Mato Grosso, outros 16 estados ainda não aderiram à obrigatoriedade da nova placa.

nova placa.

 

Segundo o Detran, apesar das mudanças, o valor pago pelos motoristas não sofrerá alterações. A obrigatoriedade vai valer para os novos emplacamentos, já para os veículos já emplacados, os proprietários poderão, voluntariamente, realizar a troca.

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014. As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.

 

O novo padrão tem 7 caracteres, mas com 4 letras e 3 números. O fundo será totalmente branco, além da implementação da bandeira brasileira e o distintivo do Brasil irá substituir o nome do município que atualmente está na maioria das placas. Cada uma terão código de barras tipo QR Code, com informações do fabricante e número de série.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...