Mato Grosso registra 600 mil infrações de trânsito em 2019

Data:

Compartilhar:

Excesso de velocidade é a ocorrência mais registrada tanto na Capital, quanto no interior do Estado, segundo dados do Detran-MT











De 1º de janeiro a 02 de dezembro deste ano foram registradas 655.546 mil infrações de trânsito em todo Estado, sendo 358.804 mil cometidas apenas em Cuiabá. Os dados são do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, em até 20%, é a infração mais cometida por motoristas tanto na Capital quanto no interior do Estado, totalizando 237.581 registros. Essa é uma infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com penalidade de multa no valor de R$ 130,16.

Avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico é a segunda infração com mais registro em Mato Grosso, contabilizando 77.418 mil. Também estão entre o ranking das 10 infrações mais cometidas no Estado: transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; o condutor não usar o cinto segurança; conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; dirigir veículo utilizando telefone celular, estacionar em locais e horários proibidos especificamente sinalizados; deixar de manter acessa luz baixa dos veículos nas rodovias durante o dia; e estacionar no passeio.

A imprudência é um dos principais fatores de risco que acarretam acidentes, segundo profissionais da área. Como forma de sensibilizar os condutores quanto à importância da segurança no trânsito, o Detran-MT realiza diversas atividades através das gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito.

Durante todo o ano, as duas gerências promovem campanhas e cursos, em diversas localidades do Estado, sempre com o intuito de sensibilizar condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Gerda Prachthäuser Pölzl, ressalta que a menor das consequências de uma infração é a autuação ou até a prisão, como nos casos de embriaguez ao volante.

Em muitas situações, a inobservância das normas de segurança gera acidentes graves e até mesmo fatais. “Seja nas ações educativas ou nos cursos o objetivo principal é convidarmos a população à reflexão de que cada um de nós tem importante função a desempenhar na construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito”, disse Rosane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas