Candidatos enfrentam medos e não desistem de Enem após fracassos

Data:

Compartilhar:

Thiago Andrade

Na espera pela realização do primeiro dia de provas do 21º Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não era incomum encontrar pessoas com mais experiência que estavam em busca do primeiro curso superior, da segunda graduação ou que buscava nova experiência com o teste. No domingo, o  entrevistou algumas dessas pessoas, que buscam o sonho independente da idade.

 

Henriete da Silva, 58, fez o Enem pela primeira vez e espera alcançar uma boa nota para passar no curso de letras. Precavida, ela chegou cedo ao local de prova e foi uma das primeiras pessoas a entrar nem uma universidade na avenida Beira Rio, às 12 horas, quando o portão foi aberto. “Eu me atualizei para fazer a prova, não fiz um cursinho pré-vestibular, mas me atualizei”.


 
Já Gerson Rocha Rezende, 48, é pensionista  e um experiente na prova. Ela tenta o Enem pela terceira vez, na busca por uma vaga no curso de direito na  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Já consegui nota para outros cursos, mas quero direito na federal, é meu sonho de infância”.

 

Luiz Leite
Enem 3 de novembro 
 

Também tentando o Enem pela terceira vez, José Carlos Araújo, 47, sonha em cursar fisioterapia. Ele foi de carro ao local de prova e chegou quando os portões já estavam abertos. O curso que ele pretende fazer está disponível em universidade particular. No entanto, fazer o Enem e se sair bem na prova é requisito para conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiamento subsidiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Euristela da Silva, 34, cursava estética e cosmetologia em uma universidade particular de Cuiabá. Entretanto, perdeu seu financiamento pelo programa Fies e precisou interromper os estudos. Agora busca uma nova chance de recomeçar o curso ou entrar para a UFMT. “O Prouni é o melhor caminho para voltar a minha faculdade anterior ou tentar um novo curso”. 
 

Essa é a sua quinta vez no Enem. Na bagagem de vários anos de cursinho pré-vestibuar, veio a confirança para tentar novamente.Para isso Euristela se atualizou sobre os temas do momento para fazer uma boa prova. “Vou tentar, lançar a sorte e vamos ver”.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas