30/10/2019 às 12:36h
Nhoque de beterraba com batata-doce

Nhoque é o tipo de receita que adoramos fazer aqui na cozinha do Mel e Pimenta e hoje estou trazendo uma verão que ganhou meu coração, esse Nhoque de beterraba com batata-doce é simplesmente maravilhoso, colorido, com uma textura delicada e sabor delicioso.

Quando o assunto é nhoque, temos muitas ideias para inspirar você! Afinal de contas, amamos preparar esse prato por aqui Nhoque de mandioquinha,  Nhoque de batatas polonês, Nhoque de ricota com molho de manteiga e sálvia e Nhoque de batata-doce com abóbora.

 

© Eline Prando 
Tempo de preparo:
1 hora
Tempo de cozimento:
10 mins
Tempo total:
1 hora 10 mins
  
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
  • 600g de batata-doce sem casca e cozida
  • 200g de beterraba sem casca e cozida
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 240g de farinha de trigo (2 xícaras)
  • 100g de farinha de rosca (1 xícara)
  • 1 gema
  • Noz-moscada
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Comece assando os ingredientes do nhoque.
  2. Descasque as batatas, corte em pedaços, coloque em uma forma, cubra com papel alumínio.
  3. Descasque as beterrabas, corte em pedaços pequenos, acomode em uma forma, cubra com papel alumínio.
  4. Então, leve as duas formas para assar em forno preaquecido a 220C. Asse até que os dois ingredientes estejam macios, no meu forno levou 1h10. A beterraba pode levar um pouco mais de tempo.
  5. Coloque a beterraba no processador e bata até que ela fique bem processada. Aos poucos, adicione batata-doce para ajudar a bater e obter uma mistura lisa.
  6. Coloque em uma tigela e deixe esfriar. Se estiver com pressa, acomode a tigela sobre outra com água e gelo para acelerar o resfriamento.
  7. Então, adicione o parmesão, a gema, a farinha de rosca, sal, a noz-moscada e misture bem usando uma espátula.
  8. Comece a colocar a farinha aos poucos, a fim de obter uma massa modelável, ela ainda deve grudar um pouco nas mãos, não exagere na quantidade de farinha.
  9. Para saber se a massa está no ponto, pegue um pequeno pedaço de massa, sobre a bancada enfarinhada, faça um rolinho de 1cm, se você conseguir cortar e modelar, mesmo que a massa esteja delicada, ela está no ponto.
  10. Modele os nhoques e acomode em uma forma enfarinhada.
  11. Veja abaixo as opções de cozimento e dicas de congelamento.

A batata-doce e a beterraba precisam ser assadas?

Não necessariamente, mas para obter um nhoque leve é importante que os ingredientes estejam mais sequinhos. Por isso, é melhor assar do que cozinhar com água. Dependendo da umidade, vai mudar a quantidade de farinha utilizada.

 

A base de beterraba e batata-doce pode ser feita sem processador?

Pode, use um amassador de batatas, comece pela beterraba e depois que ela estiver muito bem amassada, comece a acrescentar a batata-doce, a fim de obter uma mistura homogênea.

© Eline Prando 

Cozimento em água

Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu testei com molho pesto de salsinha e ficaram deliciosos.

© Eline Prando 

Cozimento na frigideira

Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.

Receita de nhoque de beterraba com batata-doce© Eline Prando Receita de nhoque de beterraba com batata-doce 

Como congelar nhoques?

Modele e coloque os nhoque em uma forma enfarinhada, leve para o congelador e assim que eles estiverem completamente firmes, coloque em um saco plástico e leve de volta ao congelador.

© Eline Prando 

Como preparar os nhoques congelados?

Retire os nhoques do congelador apenas na hora de preparar e inicie o cozimento imediatamente, seja na água ou grelhado na frigideira, eles não devem ser descongelados, a fim de mantê-los íntegros.

 

Nhoque de beterraba com batata-doce servido com molho pesto de salsa

© Eline Prando 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2019 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121