Doação de sangue: requisitos, cuidados e como salvar vidas

Data:

Compartilhar:

Grupo sanguíneoGrupo sanguíneoGrupo sanguíneo
O-36%9%
A34%8%
B8%2%
AB2,5%0,5%

A classificação de doadores e receptores de sangue é:

Tipo sanguíneoDoa paraRecebe de
O+Todos os tipos de fator Rh+O+ e O-
O-Todos os tiposO-
A+A+ e AB+O+, O-, A+, A-
A-A+, A-, AB+, AB-A- e O-
B+B+ e AB+O+, O-, B+, B-
B-B+, B-, AB+ e AB-O- e B-
AB+AB+Todos Rh+ e Rh-
AB-AB+ e AB-Todos os tipos Rh-

Importância da doação de sangue

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. “Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas”, diz a biomédica Cinthya Duran.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Requisitos para doação de sangue

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas