Mesmo com chuvas, nível dos rios na Baixada Cuiabana preocupa

Data:

Compartilhar:

FacebookPrintgoogle plus
Thalyta Amaral

[email protected]

Otmar de Oliveira

Otmar de Oliveira

As chuvas no fim de semana e na segunda-feira (23) não foram suficientes para regularizar a situação das bacias hidrográficas em Mato Grosso. Em municípios como Cuiabá e Barão de Melgaço (113 km ao sul da Capital), a situação é preocupante, por causa do baixo nível dos rios.

 

Na Capital, o rio Cuiabá subiu cerca de 4 centímetros com a última chuva, que atingiu 12,3 mm. Porém, segundo a Defesa Civil municipal, só atingiu 22,5 centímetros de altura, quando a média nesse período do ano é de 60 centímetros. Na última semana o Rio Cuiabá chegou ao menor nível dos últimos 19 anos.


 

Antes disso, a nível mais baixo do rio foi registrado em maio de 2000, de 2 centímetros. Uma das causas do problema foi o fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Manso, para formação de um reservatório. Na atual situação, a abertura dessas mesmas comportas é analisada por causa da estiagem prolongada deste ano.

 

Já em Barão de Melgaço, segundo boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a bacia do Paraguai chegou a 19,9 centímetros nesta terça-feira, pois na região não chove desde 27 de agosto, quando houve uma garoa que chegou a menos de 1 mm na data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas