Comer carboidrato à noite engorda? Resposta de nutricionista é a mais simples possível

Data:

Compartilhar:

Maliflower73/Shutterstock© Maliflower73/Shutterstock Maliflower73/Shutterstock

Engana-se quem pensa que fazer refeições ricas em carboidratos perto da hora de dormir pode transformar as calorias ingeridas em gordura pelo corpo, já que durante o sono não existe maneira de queimá-las.

O fato é que, dependendo da quantidade, do tipo de carboidrato ingerido e da dieta como um todo ao longo da semana, não tem problema nenhum comer um prato de massa no jantar. É o que afirma a nutricionista Carolina Sartori em texto publicado em seu Instagram.


MR. AEKALAK CHIAMCHAROEN/Shutterstock© MR. AEKALAK CHIAMCHAROEN/Shutterstock MR. AEKALAK CHIAMCHAROEN/Shutterstock

Carboidrato à noite se encaixa na dieta?

Quando a alimentação é equilibrada, o horário da refeição tem pouca importância. De acordo com a nutricionista, o que importa é a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, bem como o tipo de carboidratos que você come.

O que engorda, segundo ela, é comer muito e comer errado. Você pode até saborear uma guloseima ou outra tarde da noite, desde que respeitando as quantidades corretas e priorizando alimentos saudáveis em todas as outras refeições.

No fim das contas, a fórmula para emagrecer é a mesma: déficit calórico e boas escolhas alimentares, priorizando alimentos in natura e pouco processados.

Linda Hughes Photography/Shutterstock© Linda Hughes Photography/Shutterstock Linda Hughes Photography/Shutterstock

Comer carboidrato à noite: efeitos

Já a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que ingerir carboidratos à noite libera insulina, hormônio que é menos metabolizado neste horário. Por outro lado, o nutriente deve estar presente em todas as refeições, pois é necessário até para a queima de gorduras.

Ela acrescenta que, à noite, o metabolismo desacelera, gastando menos energia. Por isso, rotineiramente, recomenda-se optar por refeições mais leves e jantar cerca de duas a três horas antes de dormir, deixando uma margem de tempo para a digestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas