Confira como preparar pão integral em casa

Data:

Compartilhar:

Por chef Lidiane Barbosa

Ingredientes

560 g de farinha de trigo 100% integral; 100 g de farinha de leguminosas (receita abaixo), 75 g de aveia em flocos; 10 g de açúcar mascavo; 10 g de fermento seco para pão; 8 g de sal marinho moído; 500 ml de caldo de legumes caseiro; 25 g de semente de mamão (retire a semente do mamão. Deixe de molho em água suficiente para cobrir por 1 hora. Despreze a água. Coloque a sementes em uma assadeira e leve a temperatura de 120°C por 40 minutos)

Farinha de leguminosas

Pegue 100 g de sobras de feijão e deixe de molho por 8 horas em água suficiente para cobrir com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. No dia seguinte, escorra a água e coloque em uma assadeira. Espalhe bem e leve ao forno 120°C para secar por 40 minutos. Triturar no liquidificador, bem trituradinho e passar em uma peneira.

Modo de preparo

Em uma batedeira coloque as farinhas, o fermento e o açúcar. Bata em velocidade baixa, para misturar. Acrescente aos poucos o caldo. Coloque 300 ml e bata em velocidade média por 8 minutos. Acrescente o sal. A massa precisa estar pegajosa mas, desgrudando das mãos. Acrescente as sementes de mamão e o restante do caldo se necessário e bata por mais 3 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque um fio de azeite e cubra com um pano úmido e deixe descansar 40 minutos. Modele os pães. Serão 4 bolinhas iguais.

rendimento: 4 pães de 180 g cada

preparo: 1h30 minutos

execução: médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas