06/08/2019 às 12:11h
Governo anuncia militar para a diretoria do Inpe
O militar e doutor em desenvolvimento sustentável Darcton Policarpo Damião será novo diretor do Inpe© Miguel Ângelo O militar e doutor em desenvolvimento sustentável Darcton Policarpo Damião será novo diretor do Inpe

O ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) anunciou nesta 2ª feira (5.ago.2019) o nome de Darcton Policarpo Damião para diretoria interina do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), responsável pelo monitoramento e divulgação de dados do desmatamento no país.

Darcton Policarpo Damião ocupará o lugar de Ricardo Osório Galvão, demitido na última 6ª feira (2.ago.2019).

O MCTIC  informou que o diretor definitivo será escolhido por meio de lista tríplice a ser definida pelo “Comitê de Busca”, que ainda será criado. Pelo regimento interno do instituto, aprovado pela Portaria 897/2008, o comitê deve ser escolhido pelo Conselho Técnico-Científico do órgão, que tem 11 membros – 6 especialistas e 5 integrantes do Inpe (incluindo o diretor, que neste caso foi exonerado).

Mais cedo, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) disse, em entrevista à rádio Eldorado, que cogita escolher 1 oficial da Aeronáutica para a Direção do Inpe. Segundo ele, o nome do novo diretor deve ser divulgado ainda no início desta semana e que o candidato é 1 “doutor em desmatamento”.

De acordo com seu currículo na Plataforma Lattes, Darcton tem doutorado em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília. Ele possui ainda 1 currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea, MBA em Gestão Empreendedora pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Inpe.

Sua tese de doutorado foi sobre desmatamento na Amazônia: “Uso de técnicas de análise multivariada para a predição de desmatamento na Amazônia”. Ainda de acordo com seu currículo, ele tem mestrado em sensoriamento remoto pelo próprio Inpe.

Espalhe por ai:
Link:
Publicidade
Power by
Todos os direitos reservados. 2009-2019 - SOLANGE PRISCILA DE SOUZA - CNPJ: 15.349.563/0001-67. Jornalista responsável Solange Priscila DRT MT- 002121