Projeto de lei quer proibir pesca em MT por cinco anos

Data:

Compartilhar:


Gazeta MT

Ousado! Isso é o mínimo que se pode falar a respeito de um projeto de lei encaminhado pelo governador Mauro Mendes (DEM) à Assembleia Legislativa que quer proibir a pesca em rios do estado pelo período de cinco anos. O objetivo da iniciativa seria o de permitir o repovoamento dos rios de Mato Grosso, que já foram abundantes em variedades e quantidade de peixes, mas que hoje em dia possuem poucos peixes, por conta principalmente da pesca predatória e descontrolada.

Em caso de aprovado pelos deputados estaduais e implementado pelo governador, a pesca nos rios de Mato Grosso estaria proibida a partir de 1º de janeiro de 2020, da mesma forma como o transporte e a estocagem dos pescados. A população ribeirinha e pessoas que pescam apenas para o consumo próprio não seriam afetados pela nova legislação, mas isso atingiria em cheio os pescadores profissionais do estado, que dependem da pesca para sustentar suas famílias. Da mesma forma como afetaria o turismo do estado.

O projeto de lei diz ainda que após o prazo de vigência da proibição da pesca, o estado terá que criar novas leis para disciplinar o tema, e certamente manterá parte das proibições, afinal, sem controle efetivo, os peixes deixarão de existir em nossos rios.

Não se sabe ainda das repercussões que o projeto suscitará, mas a princípio, é preciso dizer que se trata de uma atitude corajosa, que parece muito radical, mas algo teria que ser feito enquanto ainda há espécimes vivos de peixe em nossos rios, pois ao andar da carruagem, em pouco tempo não haveriam mais peixes para serem salvos ou pescados. Há muitas questões que ainda terão que ser debatidas, como a dos pescadores profissionais, e esse projeto pode até não vingar, mas valeu pela iniciativa e por trazer esse tema espinhoso e tão urgente para a pauta das discussões políticas no estado.

Na opinião do Buxixo, essa foi uma bola dentro do governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas