Governo Mauro Mendes manda carta aos professores avisando que não vai pagar aumento salarial

Data:

Compartilhar:

Redação 24 Horas News |

Em nota enviada como carta aberta aos profissionais da educação de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes sustenta que já atendeu a três pedidos dos grevistas: pagamento de um terço de férias aos contratados temporariamente, convocação dos aprovados em concurso a partir de julho e cronograma de obras nas escolas.













Antes mesmo da reunião confirmada pela Secretaria de Educação de Mato Grosso, com o Sintep, na Secretaria de Gestão, nesta terça-feira às 17 horas, para tentar colocar fim ao movimento grevista iniciado em 27 de maio, o governo do Estado se antecipou e no início da manhã desta terça-feira, através de uma nota oficial enviada por sua assessoria de imprensa informou que não atenderá o pedido de aumento salarial. Na nota, o governo só não revela se vai manter o corte de ponto dos servidores, o que irá inviabilizar a reposição de aulas e o cumprimentos dos 200 dias letivos ou se voltará atrás nesta decisão.

 Em nota enviada como carta aberta aos profissionais da educação de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes sustenta que já atendeu a três pedidos dos grevistas: pagamento  de um terço de férias aos contratados temporariamente, convocação dos aprovados em concurso a partir de julho e cronograma de obras nas escolas.

 A principais reivindicações da categoria que são o cumprimento de Lei 510/2013, que concede a dobra dos salários, com um aumento de 7,69% e o pagamento da Revisão Geral Anual estão descartadas, segundo a nota.

 O Sindicato reclama também que o governo tem de garantir o pagamento dos dias parados em junho e os cinco dias cortados em maio. A categoria alega que com a decisão monocrática do governador Mauro Mendes o cumprimento da lei  de 200 dias letivos fica inviabilizado, uma vez que com o corte dos salários agora nenhum professor é obrigado a trabalhar para a reposição do ano letivo como determina o MEC, e de graça.

 Confira a nota enviada pelo Governo do Estado:

 Carta aberta aos Profissionais da Educação de Mato Grosso

 O Governo do Estado de Mato Grosso reconhece a importância e o valor que os profissionais da educação têm na formação de cidadãos e para a construção de uma sociedade mais justa. Por reconhecer esse papel, que é fundamental para a sociedade, que três grandes pleitos já foram atendidos pelo governo:

 

  1. Concessão do pagamento de 1/3 de férias proporcional para os professores contratados, o que nunca foi feito em Mato Grosso, atendendo uma reivindicação antiga da categoria; além da concessão de licença-prêmio e licença para qualificação profissional;

 

  1. O chamamento do cadastro reserva dos profissionais da educação do último concurso público. Essa medida será implementada no mês de julho, conforme acordo com o Ministério Público Estadual;

 

  1. Cronograma de obras para a reforma das unidades escolares: reconhecendo a situação crítica de quase 400 unidades, o Estado já apresentou um planejamento para a reforma dessas escolas, dentro do orçamento da Secretaria de Educação.

 

Entretanto, não será possível, neste momento, atender a duas demandas da categoria: conceder 7,6% de aumento aos professores e o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). Primeiro, por absoluta impossibilidade legal. A concessão infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF Federal) nº 101/2000, pois o Estado ultrapassou o limite de 49% da receita, com pagamento da folha salarial. Estamos estourados em 58%.

E, segundo, pela situação financeira do Estado, que ainda está efetuando o pagamento do salário dos servidores públicos de forma escalonada e a enorme dívida com os fornecedores e prestadores de serviço de todo o Estado, inclusive da Educação.

 Contudo, você professor precisa ter o conhecimento de que como as leis do RGA e da concessão do aumento não foram revogadas, assim que o Estado ficar abaixo de 49% com o gasto com pessoal, será possível implementar tanto o ganho real, como a reposição da inflação a todos os servidores, conforme determina a legislação específica.

 Queremos que todos saibam que o Governo está empenhado em aumentar a arrecadação e controlar o crescimento da máquina pública, para que no mais breve espaço de tempo possível, possamos retornar aos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal e, assim, seja permitido ter o aumento previsto em lei.

 O Governo se mantém aberto para continuar o diálogo, por uma educação pública de qualidade, com melhoria no ensino e aprendizagem dos estudantes e na busca por oferecer uma infraestrutura digna, tanto para o aluno, como para os profissionais da educação.

 Governo de Mato Grosso

Cuiabá, 25 de Junho de 2019


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas