Escola Superior do MPMT apoia IV Simpósio sobre Dislexia em Cuiabá

Data:

Compartilhar:

Redação 24 Horas News | 

“Nós da Fundação Escola temos sido parceiros da Associação de Dislexia e fazemos ação afirmativa, contratando especificamente uma pessoa com dislexia. Foi uma experiência excelente”, destacou o diretor Joelson de Campos Maciel.














A Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) é uma das apoiadoras do IV Simpósio sobre Dislexia, nesta quinta e sexta (23 e 24 de maio), no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa. O evento trará profissionais de renome nacional para abordar os desafios na educação dos disléxicos.

“Nós da Fundação Escola temos sido parceiros da Associação de Dislexia e fazemos ação afirmativa, contratando especificamente uma pessoa com dislexia. Foi uma experiência excelente”, destacou o diretor Joelson de Campos Maciel.

Ano passado, a FESMP-MT realizou a “I Mesa de Discussão sobre os Direitos da Pessoa com Dislexia em Mato Grosso”, conquistando o reforço da 8ª Promotoria de Justiça de Cidadania de Cuiabá na busca por regulamentação de normas não aplicadas no estado. Leia mais: Relatos de disléxicos e familiares demonstram luta e superação em evento da FESMP-MT
http://www.fundacaoescola.org.br/home/index.php?pg=noticias_det&id=1528&t=1

As inscrições para o “IV Simpósio sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação – Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação” podem ser feitas neste link.
https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/13/visualizar

O evento é sem fins lucrativos e tudo o que for arrecadado com a entrada – 2 litros de leite – será destinado ao Hospital de Câncer e creches. Na ALMT, o debate acerca da dislexia é liderado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Programação – No dia 23, haverá palestra sobre “Neurologia Infantil” com a médica Newra Rotta, autora dos livros “Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria”, “Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar” e “Plasticidade Cerebral e Abordagem”. A presidente da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), Maria Angela Nogueira Nico, autora do livro “Facilitando a Alfabetização” e o promotor de Justiça do MPMT, Miguel Slhessarenko, comporão a mesa-redonda.

No dia 24, o tema será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta” com depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, com o tema “Uma História de Sucesso”.

Entre os conferencistas estão ainda Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto (SP), a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia e membro da Equipe Multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem.

Oficinas práticas – Os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak abordarão “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia” e “Estratégia para alunos com problemas de aprendizagem” no período da manhã. E, a tarde, “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo