Sema orienta sobre busca de número do Cadastro Ambiental Federal

Data:

Compartilhar:

Juliana Carvalho 

Prazo para retificação dos cadastros no Simcar termina em 31 de julho deste ano, Estado orienta produtor a não deixar para última hora.

O número do CAR é exigência para acesso a créditos junto a instituições financeiras – Foto por: Secom-MT














Os produtores que necessitarem do número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema federal (Sicar) podem encontrar o dado nos sistemas de consulta pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (sema-MT). O número do cadastro federal é um dos pré-requisitos para que o produtor rural tenha acesso a crédito seguindo as normas do Código Florestal Brasileiro.

Para encontrar o número, o produtor deve acessar o site na Sema  e no menu lateral direito pousar o cursor na imagem CAR-MT e clicar em Simcar Público. Na nova tela, o usuário poderá pesquisar o número utilizando o CPF do proprietário, o CNPJ da empresa ou ainda o número de recibo do CAR estadual, o Simcar. Localizado o registro, o produtor deve clicar no quadrado azul ao lado de “Download do Demonstrativo de Cadastro” para baixar o arquivo em pdf onde consta o número do recibo federal na segunda linha conforme figura abaixo.

A ferramenta de pesquisa atende aos produtores que já corrigiram o cadastro federal para o Simcar ou que fizeram o cadastro diretamente na plataforma estadual. Os produtores que fizeram o cadastro diretamente no Sicar antes de 13 de abril de 2017 e não retificaram no Simcar podem encontrar os dados no item “Consulta CAR APF” também no mesmo menu de busca do Simcar Público.

No entanto, a Sema alerta que os produtores têm até 31 de julho deste ano para retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no sistema mato-grossense (Simcar) conforme Decreto 03/2019. “É muito importante que os produtores façam as correções necessárias dentro deste novo prazo, garantindo a adesão ao Programa de Regularização Ambiental e manutenção dos benefícios previstos no novo Código Florestal Brasileiro”, reforça a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. De acordo com a gestora, não será feita nova prorrogação para que os registros sejam corrigidos.

Sincronização

A Sema, representada pela secretária Mauren, iniciou no mês de abril uma série de tratativas com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para zerar a fila de cadastros inscritos no Simcar que aguardam sincronização com o sistema federal. A equipe responsável pelo Sicar esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (07) e afirmou que dos 13 mil cadastros que aguardavam a sincronização mais de 11 mil já foram recebidos no cadastro federal e tiveram a integração finalizada.

Reunidos em uma força-tarefa, as equipes de tecnologia da informação da Sema e do SFB estão trabalhando juntas na sede da Secretaria em Cuiabá para sanar os erros e finalizar a sincronização, ainda esta semana, dos 1516 cadastros que aguardam o número federal. Vencida esta etapa, o grupo de trabalho irá se dedicar a encontrar soluções para outras falhas no sistema como falhas na comunicação e duplicidades.

Serviço 

– Acesse o site da Sema (www.sema.mt.gov.br)

– Pouse o cursor no Banner CAR-MT no menu lateral direito

– Clique em Simcar Público para cadastros feitos a partir de 14 de abril de 2017. Para cadastros feitos até 13 de abril em 2017, clique em Consulta CAR APF

No Simcar Público (https://monitoramento.sema.mt.gov.br/simcar/tecnico.app/publico/car), utilize o CPF, CNPJ ou número do cadastro estadual e faça o download do demonstrativo

Cheque o número do Sicar (cadastro federal) na linha “Número do Recibo Federal”

Na consulta CAR APF (http://monitoramento.sema.mt.gov.br/simcarconsulta/app/) a busca é feita pelo CNPJ/CPF

No Simcar Público o usuário pode buscar o registro pelo número do Simcar, CPF ou CNPJ

 

Ao baixar o demonstrativo do CAR, o número federal (Sicar) consta na segunda linha dos Dados Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...