Governo do Estado intensifica campanhas de vacinação

Data:

Compartilhar:

Redação 24 Horas News 

Atualmente, doenças que estavam erradicadas no Brasil estão resurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, que são só alguns exemplos de doenças comuns ao passado.













A imunização de crianças e idosos é fundamental, pois oferece anticorpos que protegem o organismo contra agentes responsáveis por provocar doenças, algumas delas já erradicadas do Brasil.

A vacinação é a forma mais fácil e eficaz de se proteger contra doenças. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo. Atualmente, as campanhas de vacinação sofreram um grande ataque, foram bombardeadas com informações falsas e mentirosas, gerando medo em parte da população, que passou a ter dúvidas quanto à eficácia da imunização.

Essas falsas notícias ficaram conhecidas como fake news, que rapidamente ganharam o mundo virtual e viralizaram na internet, sendo compartilhadas nos perfis de redes sociais, ocasionando um grande transtorno e considerável retrocesso na saúde humana, pois resultou na baixa procura pela vacinação. Boa parte dos adultos responsáveis por crianças, por exemplo, já não priorizam a imunização dos pequenos.

Atualmente, doenças que estavam erradicadas no Brasil estão resurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, que são só alguns exemplos de doenças comuns ao passado.

Neste ano, o Estado do Amazonas registrou um surto de sarampo que ocasionou na infecção de um grande número de pessoas e preocupou os responsáveis pela saúde. Para se ter uma ideia da gravidade do caso, foi decretada situação de emergência, pois, o número de notificações aumentava todos os dias. Essa preocupante situação deixou a população dos estados vizinhos e de todo o Brasil em alerta.

No mês de abril, o governador Mauro Mendes recebeu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para o lançamento da campanha de vacinação deste ano, e firmou compromisso de apoiar o Ministério da Saúde na ampliação da vacinação no Estado

Diante da realidade, a vacinação segue como a melhor maneira de se proteger contra as doenças infectocontagiosas. A vacina é liquido inserido no organismo humano que vai funcionar como um sistema de defesa, protegendo o corpo contra diversos tipos de vírus ou bactérias. Mesmo com as falsas notícias, especialistas garantem que a vacina não causa nenhum tipo de problema ao organismo.

Neste contexto, o Ministério da Saúde lança campanhas de incentivo à vacinação, cujo o principal objetivo é prevenir a população; visto que os cidadãos que recebem doses de vacina contra algum tipo de doença adquirem resistência ao agente causador e ficam imunizados.

Foi decretada situação de emergência no Amazonas após um surto de sarampo, com novos casos todos os dias, e o problema pode se estender para o resto do país

Para desmistificar algumas fake news sobre a vacina, o médico e pediatra, Euze Márcio de Souza Carvalho, esclareceu algumas dúvidas e respondeu aos questionamentos.

(1) Pessoas idosas que se vacinam podem morrer mais rápido. Verdade ou mito?

Mito. As pessoas idosas, normalmente, pelo processo de envelhecimento, vão tendo sua memória imunológica diminuída e uma baixa resistência às doenças infecciosas, por isso são fundamentais serem vacinados, justamente para se protegerem e adoecerem menos, principalmente de doenças mais graves e com menor risco de internações, consequentemente, terão vidas mais saudáveis e uma maior longevidade.

(2) Mulheres grávidas podem perder o bebê se forem vacinadas na gestação?

Quanto às gestantes, a vacina contra a gripe não é composta de vírus vivos, logo, não pode causar perda da gestação ou causar malformações.

(3) Vacina causa desmaio e febre?

A vacina pode causar somente uma leve dor no local da aplicação e febrícula. Mas, jamais causar gripe.

(4) Vacina aplicadas em crianças menores de um ano retarda o desenvolvimento?

Ao contrário, uma criança vacinada adoece menos tem as suas defesas reforçadas com a vacina e, consequentemente, terá o seu desenvolvimento e crescimento normal e satisfatório.

(5) Mulheres que estão amamentando não podem ser vacinadas. Verdade ou mito?

Mito. Pelas mesmas razões do item dois, não há absolutamente nenhum risco para a mulher que amamenta o seu bebê.

(6) Vacina causa esclerose múltipla?

Não há nenhum estudo que tenha comprovado qualquer relação da vacina anti-gripe com esclerose múltipla. Mito!

(7) A influenza é apenas uma simples gripe; por isso, não preciso me vacinar?

A influenza é uma doença grave, de evolução rápida e que pode levar à morte em poucas horas. A vacina protege!

(8) Tomo sempre chá e remédios naturais, meu corpo está protegido e eu não preciso me vacinar?

Mito! Nenhuma medicação protege melhor ou evita a doença como uma vacina.

(9) Vacinar é realmente seguro?

As vacinas estão cada vez mais são seguras e eficazes, protegendo os indivíduos de doenças graves e com baixíssimos efeitos colaterais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas