MPE pede condenação de 2 coronéis e cabo presos por grampos telefônicos ilegais

Data:

Compartilhar:

Redação do GD


O Ministério Público Estadual (MPE) apresentou nesta quarta-feira (3) as alegações finais no processo relacionado ao caso das escutas telefônicas clandestinas que ficou conhecido como “grampolândia pantaneira”.

 

Em relação ao coronel da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa, ex-comandante geral da Corporação, foi requerida a condenação pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica e realização de operação militar sem ordem superior.

 

Devido à continuidade delitiva da prática dos crimes, fator que ocasiona o aumento da pena, a condenação pode chegar até 23 anos de prisão.

 

Nas alegações finais também foi solicitada a condenação do Cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Junior por falsificação de documento público e falsidade ideológica, cuja pena pode chegar até 18 anos de prisão, também devido à continuidade delitiva.

 

Já o coronel Evandro Alexandre Ferraz Lesco, ex-secretário chefe da Casa Militar, poderá será condenado pelo crime de realização de operação militar sem ordem superior, que prevê de 3 a 5 anos de prisão.

 

Em relação aos acusados coronel Ronelson Jorge de Barros e tenente-coronel Januário Antonio Edwiges Batista, o Ministério Público se posicionou pela absolvição.

 

Outro lado

 

O advogado Neyman Monteiro, que atua na defesa de Gerson, afirmou ao  que recebe com estranhamento o posicionamento do Ministério Público. 

 

“A defesa se sustentará em provas colhidas na fase judicializada. Um fato que nos chamou atenção foi quando no primeiro interrogatório do cabo o respeitável promotor fez do cabo um Deus. Disse que merecia todo crédito e que até poderia aplicar o perdão judicial. Estranhamente, quando Gerson foi interrogado pela segunda vez e declinou alguns fatos ilícitos e juntou documentos de dois promotores do Gaeco, o promotor o transformou de anjo para um capetinha e disse que Gerson mentiu alguns pontos. Isso que ele falou não sou eu que estou dizendo, está provado nas reportagens e gravado. Ou será que ele esta usando o VAR (árbitro assistente de vídeo), sistema que foi usado na Copa do Mundo quando os juízes tinham duvidas?”, ironizou Neyman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas