Ministério Público não denuncia policial civil que agrediu idoso

Data:

Compartilhar:


Natália Araújo

Os fatos aconteceram em julho deste ano. Batista, ao suspeitar do furto de seu cartão, apontou a arma de fogo para o militar aposentado, Santos, deu socos no abdome do idoso e o empurrou contra o chão. O policial civil teria acusado a vítima de subtrair o seu pertence. As cenas foram gravadas e presenciadas por clientes e funcionários da agência.   

 

O caso foi investigado pela Corregedoria da Polícia Judiciária Civil (PJC) que responsabilizou o investigador, em tese, por abuso de autoridade e injúria real qualificada. A injúria real consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou meio empregado, se consideram aviltantes, ou seja, humilhantes. A constatação desse tipo de atitude é quando a pessoa é atingida por um tapa no rosto ou o agressor arremessa algo. Uma via do inquérito policial foi encaminhada ao MPE e ao Poder Judiciário.    

 

De acordo com a constatação do MPE, não houve a injúria real ou a sua forma qualificada. O promotor destaca que “tanto as testemunhas como o próprio ofendido afirmaram que o indiciado apenas imputou crime à vítima a empurrando. Portanto, não restou demonstrado que a conduta praticada pelo indiciado consistiu na utilização de elementos referentes ‘condição de pessoa idosa’”.   

 

A promotoria definiu que “o indiciado com a atitude ‘reprovável’ de atribuir à vítima a prática de um crime (de ter subtraído seu cartão bancário), evidencia-se estarmos diante de um delito de calúnia”. O texto pontua ainda que tal crime é de ação penal privada, ou seja, somente procede mediante queixa-crime, através de advogado. Tal denúncia deve ser feita no prazo de seis meses, contados a partir da data de conhecimento da autoria.    

 

Por fim, o MPE denotou que houve, em tese, o crime de abuso de autoridade, o qual tem como pena máxima prevista, seis meses, tratando-se então de infração de menor potencial ofensivo. Por isso, pediu o encaminhamento do processo ao Jecrim para julgamento. De acordo com o Tribunal de Justiça, o inquérito policial deve chegar ao juizado ainda esta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...