RESPIRE ALIVIADO! TUBERCULOSE TEM CURA!

Data:

Compartilhar:

24 de Março Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde faz uma alerta a toda população sobre a Tuberculose.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, dependentes de álcool, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha exame de baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos. Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por três semanas ou mais procure sua Unidade Básica de Saúde. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A forma extrapulmonar ocorre mais comumente em pessoas que vivem com o HIV/aids, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).   Outra maneira de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem tuberculose.

No dia 24 de março de 1882 Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose, o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

 

Tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Maiores informações no Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone (66)996873362

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas