Colíder terá Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Data:

Compartilhar:

 

Visando estimular o consumo de produtos naturais, em sua maioria de procedência da agricultura familiar, produzidos em bases ecológicas em favor da qualidade de vida e saúde do ser humano, Colíder sediará nos dias 17 e 18 de dezembro a Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região Extremo Norte de Mato Grosso – Território da Cidadania Portal da Amazônia. A feira será realizada juntamente com as festividades e comemorações do aniversário da cidade de Colíder.
 
No dia 17, no período matutino será realizada a mesa redonda abordando a temática Economia Solidária e no período vespertino serão realizadas as oficinas/mini-cursos. A abertura oficial da feira será às 19h, onde estarão acontecendo outras atrações relacionadas ao aniversário da cidade. Nestes dois dias, além da exposição, divulgação e comercialização, estarão acontecendo apresentações culturais com artistas de Colíder, da região e também de grupos vindos de Cuiabá e do município de Lucas do Rio Verde.
 
O evento, uma realização da Prefeitura Municipal, Unemat/Colider e outros parceiros reunirá representantes de empreendimentos coletivos, auto-gestionários e solidários dos 17 municípios que compõem a região extremo norte de Mato Grosso: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colider, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Marcelandia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaita, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
A Feira será realizada no Centro Comunitário, Cultural e Esportivo – CCCE, localizado na Rua Cuiabá – ao lado da Igreja Matriz Papa João XXIII, no centro da cidade.
 
Na ocasião estarão presentes Pesquisadores, Gestores de Empreendimentos Solidários, Gestores Públicos, Agricultores Familiares, Movimentos Sociais do Campo, Profissionais da Educação, Lideres Comunitários, Estudantes e Produtores Culturais. A feira é aberta a todo o público de Colider e região.
 
As Feiras de Economia Solidária são espaços de promoção deprocessos de aprendizagem do trabalho coletivo, onde o fato gerado e sua organização animam diferentes atores na concretização de um objetivo em comum. Além disso oportuniza promoção e estímulos ao consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários, tendo em vista a capacidade que possuem os empreendimentos em gerar trabalho e renda e, ao mesmo tempo distribuir de forma justa a riqueza que geram, dentre outros.
 
A feira contará com uma amostragem produtiva de organizações econômicas solidárias de toda a região. Serão mais de 50 expositores demonstrando a potencialidade da integração da comercialização de produtos da economia solidária com cuidados ambientais. O evento é uma contribuição para um novo modelo de Desenvolvimento Solidário e Sustentável, uma nova geração de trabalho, renda e inclusão social e de um novo projeto de sociedade justa, fraterna, solidária, interativa e transformadora.
 
Programação – Dia 17/12/2010
 
10:00h Mesa Redonda – Perspectivas para a Economia Solidária e Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso. Mediador: Cláudio Scalon – Sec. Mun. de Gestão Pública/Colider – MT.
Representante do IMS – Brasília/DF.
 
Vera Amorim – Articuladora Estadual de Comercialização Solidária – IMS/MT
Clovis Vailante – Coordenador do Colegiado da REMSOL
Ademir Brunetto – Deputado Estadual
Leonel Wohlfahrt – Articulador Estadual dos Territórios SDT/MDA – MT.
 
13:30 h
 
Oficina 01 – Políticas Públicas para Economia Solidária – Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário – SNCJS. Clovis Vailant. Coordenador do Colegiado da Remsol – MT.  
 
Oficina 02 – Gestão de Empreendimentos Culturais Karina Santiago de Assis Ávila. Coordenadora de Projetos/CUFA – Cuiabá/MT.
 
Oficina 03 – Introdução à comercialização, estudo de mercado e de experiências solidárias em comercialização local (SISCOS). Aline Nava – Egª Florestal e Técnica da Base de Serviços de apoio a Comercialização – Instituto Ouro Verde – IOV, Alta Floresta – MT.
 
Oficina 04 – Princípios da Economia Solidária e o Valor da Cultura – Anderson Maciel. Coordenador/CUFA – Sinop/MT.
 
Oficina 05 – Estratégia na Composição de Custos em EES. NEURI SENGER-NUPES/Tangará da Serra e Patrick Costa. Biólogo/INCUNBEES.
 
Oficina 06 – Marketing em EES – Caroline Ferreira de Deus Rosa/Bióloga e Especialista em Marketing.
 
19:00 h
 
Abertura Oficial da Feira
Noite Cultural
 
Dia 18/12/2010
 
6:00 h as 10:00h Intercambio de exposição e comercialização junto a Feira Livre Local.
 
Oficina 05 (Fechamento) – Estratégia na Composição de Custos em EES. NEURI SENGER-NUPES/Tangará da Serra.
 
Oficina 06 (Fechamento) – Marketing em EES – Caroline Ferreira de Deus Rosa/Bióloga e Especialista em Marketing.
 
15:00 h Continuidade da Feira
Contatos:
 
Norma Nobre [email protected] – (66) 9606 7689 ou 66 3541 1112
Anderson Marques Zanovello 66 9233 7608  [email protected]
Marilete Castilho (66)9643 0347 [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas