Lula se despede dos líderes vizinhos em sua última viagem internacional

Data:

Compartilhar:

 

 

Alejandro Pagni - AFPAlejandro Pagni – AFP

Lula desembarca em Mar del Plata; se quiser o cargo, Lula pode voltar ao Brasil como secretário geral da Unasul


 

Publicidade

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz, neste fim de semana, sua última viagem como chefe de Estado brasileiro. Ele participa da Cúpula Ibero-Americana em Mar del Plata, na Argentina. O encontro servirá como despedida de Lula por parte dos vizinhos sul-americanos e para discutir quem será o próximo secretário-geral da Unasul (União de Nações Sul-americanas).

Lula desembarcou nesta sexta-feira (3) na cidade argentina para participar de um jantar com os demais líderes. Mas as reuniões para valer ocorrerão neste sábado (4).

Oficialmente, a cúpula servirá para o lançamento do documento “Metas Educativas 2021: a Educação que Queremos para a Geração dos Bicentenários”, com 11 objetivos para a melhora educação no continente.

Segundo fontes diplomáticas, na prática, o encontro funcionará com uma despedida de Lula, que faz sua última viagem internacional como presidente. Também será uma oportunidade para os líderes da América do Sul discutir quem poderá ser o próximo secretário-geral da Unasul, vago desde a morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que ocupava a função.

O único candidato forte até o momento é o ex-presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que teve seu nome lançado pelo atual governante do país, José Mujica. Mas quem pode sair do encontro com a função é o futuro ex-presidente Lula, que deixa o Palácio do Planalto em um mês. Colômbia e Venezuela também indicaram representantes.

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) não comenta oficialmente se Lula poderia assumir o posto. O presidente já deu mostras de que quer trabalhar para os interesses da América Latina e da África. Mas nunca assumiu com clareza o que pretende fazer.

Cúpula está desfalcada

Caso Lula tenha disposição para liderar a Unasul, é provável que consiga se escolhido com facilidade. A dúvida, no entanto, é se o presidente não quer dar voos mais altos – seu nome é cogitado para assumir organismos como a FAO (órgão das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura) ou até mesmo para ser secretário-geral da própria ONU, algo mais improvável.

Como o encontro em Mar del Plata está desfalcado, é possível que a decisão sobre quem estará à frente da Unasul seja deixada para depois.

 

 

 

Não estarão na cúpula o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por causa das inundações no país, e o líder da Bolívia, Evo Morales, que alegou razões de saúde.

O primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, também cancelou sua participação – virá somente o rei Juan Carlos, que terá um encontro pessoal com Lula, após o cancelamento do almoço que o presidente daria ao monarca no próximo domingo, no Palácio do Alvorada, em Brasília.

O último encontro internacional de Lula será nos próximos dias 16 e 17 em Foz do Iguaçu, durante a cúpula do Mercosul (Mercado Comum do Sul, formado também por Argentina,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...