Ex-dançarino de Frank Aguiar, Luis Carlos Cardoso usa Isaquias como exemplo

Data:

Compartilhar:

Assim como aconteceu na Olimpíada, a canoagem é uma das esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Paralímpicos, que começarão na próxima quarta-feira, no Rio. A maior expectativa recai sobre Luis Carlos Cardoso, de 31 anos, eleito melhor atleta paralímpico do País no ano passado, e que disputará no caiaque sua primeira Paralimpíada.

Luis Carlos é um dos muitos exemplos de quem encontrou no esporte uma maneira de recomeço: apaixonado pela dança, ele atuou em diversas bandas de forró e chegou a integrar o grupo do cantor Frank Aguiar – ex-deputado federal, atual vice-prefeito de São Bernardo (SP) pelo PMDB –, até ficar paraplégico, em 2009. Sem poder movimentar mais as pernas, o dançarino decidiu buscar novas conquistas com os braços.Luis 

Naquele ano, Luis Carlos começou a sentir fortes dores pelo corpo. Ele conta que médicos chegaram a dizer que o problema era decorrente da profissão. Em dezembro, no dia em que completou 25 anos, ele sofreu uma paralisia e só conseguia movimentar a cabeça, braços e ombros. Foi descoberto, então, que um parasita se alojara em sua medula, mas aí já era tarde. A carreira na dança deixara de ser uma opção.Foi no processo de recuperação que Luis Carlos descobriu o esporte.

“Eu não praticava canoagem. Comecei por meio da reabilitação, e naquele período eu não pensava em ser um atleta de alto rendimento. Só queria ajudar na minha melhora”, contou o canoísta.A decisão de competir veio aos poucos. Em 2011, ele disputou pela primeira vez o campeonato brasileiro da modalidade e tomou gosto pelas competições esportivas. No ano seguinte, passou a integrar a seleção brasileira. De lá para cá, emendou conquistas pelo continente e mundo afora.

Dono de sete medalhas em mundiais, Luis Carlos garantiu presença na Paralimpíada após levar o bronze no caiaque no Mundial de Duisburg, este ano.Sua especialidade é a canoa, mas a modalidade foi retirada do programa paralímpico e, assim, ele vai buscar o pódio no caiaque.

“Eu estava preparado para os Jogos pensando em disputar com a canoa, mas infelizmente tiraram no ano passado. Tive que mudar toda a minha técnica para poder disputar com o caiaque, mas consegui evoluir bem rápido”, disse.Mesmo assim, sua meta nos Jogos está bem traçada. “Eu quero o ouro”, afirmou, convicto.

“Espero fazer história. Assim como o Isaquias Queiroz cravou o nome dele, espero cravar o meu nome também na Lagoa Rodrigo de Freitas”, prosseguiu, em referência ao palco das disputas na Rio-2016.

O canoísta realizou um período de aclimatação na lagoa no mês de julho. Voltou a treinar ontem no local. Ansioso, não vê a hora de entrar na água para buscar a medalha. “Vai ser maravilhoso, ainda mais por ser em casa. Tenho certeza que isso vai somar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas