Phelps, o maior de todos os tempos, ganha outra e se despede da Olimpíada com 23 ouros

Data:

Compartilhar:

Quem viu, viu. Quem não viu, não verá mais. O maior atleta olímpico de todos os tempos acaba de dar adeus ao esporte. E, claro, da forma como se acostumou a fazer em toda a carreira: com uma medalha de ouro.

No Rio de Janeiro, Michael Phelps caiu na piscina pela última vez. E não decepcionou. Ao lado de Ryan Murphy, Cody Miller e Nathan Adrian, levou o revezamento 4x100m medley e conquistou mais um ouro, seu quinto no Rio de Janeiro, seu 23º na história. E também com direito a recorde olímpico: 3:27.95.

A prata foi para a Grã-Bretanha e o bronze ficou com a Austrália. O Brasil, que tentava na prova conquistar seu único pódio na natação no Rio 2016, não conseguiu. Acabou em sexto e se despede sem medalhas.

E, mesmo nos revezamentos, Phelps faz o que faz dando show. Neste sábado, ele de novo pegou atrás, em segundo lugar, e entregou em primeiro para Nathan Adrian fechar e ganhar a prova. A mesma coisa já havia acontecido no 4x100m livre.

Para se ter uma ideia ainda maior da grandiosidade deste número de ouros de Phelps, é mais do que a Argentina conseguiu em toda a sua história (19). E apenas um a menos que o Brasil.

Phelps, claro, é o atleta com o maior número de ouros. E de longe. Os segundos colocados na lista têm apenas nove (a ginasta soviética Larisa Latynina, o finlandês Paavo Nurmi, do atletismo, e os norte-americanos Mark Spitz, natação, e Carl Lewis, atletismo).

Em número de medalhas, o fenômeno das piscinas também lidera de longe e se despede da carreira com 28 – são mais três pratas e dois bronzes. Ele ainda é o maior campeão por equipes, justamente com os revezamentos, e individual da história.

E isso sem contar os 26 ouros, as seis pratas e o bronze que também teve em Mundiais de piscina longa.

Simplesmente impressionante.

Michael Phelps semi borboleta© Vaughn Ridley/Getty Images Michael Phelps semi borboleta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas