‘Ótima geração’ não para: conheça o belga eleito o melhor jogador sub-18 do mundo

Data:

Compartilhar:

 A Bélgica gerou expectativa no futebol mundial nos últimos dois anos por conta de sua “ótima geração”. Com atletas renomados atuando por grandes times, sobretudo da Inglaterra, o país chamou ainda mais atenção depois de ter avançado até as quartas de final da Copa do Mundo de 2014 e ter alcançado o topo do ranking da Fifa pela primeira vez na história.

E o torcedor belga já tem um motivo para acreditar que o seu país poderá seguir em alta no cenário internacional. Este motivo atende pelo nome de Youri Tielemans, que foi eleito pelo site Goal o melhor jogador do mundo até 18 anos.

Nascido em 7 de maio de 1997, o meio-campista chegou ao Anderlecht com cinco anos de idade e, passada mais de uma década, continua por lá, se confirmando como uma dos mais promissores talentos do futebol europeu.

Versátil no meio de campo, podendo atuar mais recuado ou como um camisa 10, ele é conhecido pela técnica apurada, a velocidade, o bom passe e a chegada perigosa ao ataque.

Com pouco mais do que 16 anos e dois meses de vida, Tielemans defendia o time profissional do Anderlecht pela primeira vez, em 28 de julho de 2013, em jogo da liga nacional contra o Lokeren. Semanas mais tarde, ele era titular contra o Olympiacos e tornava-se o belga mais jovem a disputar uma partida da Uefa Champions League – e o terceiro mais jovem, no geral.

Mapa de calor de Tielemans nesta Europa league© TruMedia Mapa de calor de Tielemans nesta Europa league

Desde então, foi eleito o jovem do ano no futebol belga nas temporada 2013-14 e 2014-15. Além disso, foi apontado a revelação belga de 2014. No coletivo, o meio-campista faturou o Belga de 2013-14.

Em alta, o meio-campista de 18 anos recebeu sua primeira convocação para a seleção em junho de 2015, para um amistoso contra a França e uma partida contra o País de Gales, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016. Com passagem pelas equipes de bases, segue sem ter entrado em campo pelo time principal da Bélgica.

Hoje titular absoluto do Anderlecht, Tielemans é um dos grandes trunfos para que o rótulo de ‘ótima geração belga’ não se perca em poucos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas