Terrorismo volta a ser obsessão de Obama em último ano de mandato

Data:

Compartilhar:

O medo do terrorismo marca o último ano do democrata Barack Obama na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, que chegou ao poder com a intenção de virar a página da era do 11 de Setembro, prepara sua saída com o temor de mais atentados no país e sem concluir as guerras de seu antecessor, o republicano George W. Bush. Com uma margem de manobra limitada, Obama dedicará o ano a consolidar seu legado para evitar que, depois das eleições de 8 de novembro, um sucessor republicano o desfaça. “Nosso trabalho mais importante é manter a América segura”, disse à imprensa na sexta-feira antes de partir para o Havaí de férias.

Pesquisas mostram que, após os atentados de Paris e San Bernardino (Califórnia), o terrorismo volta a ser a maior preocupação dos norte-americanos. O último debate entre os aspirantes à nomeação do Partido Republicano, na terça-feira, transformou-se em uma competição para ver quem seria mais agressivo contra os terroristas. Nesta semana, asescolas de Los Angeles foram fechadas por um dia devido a uma falsa ameaça. Desde o atentado múltiplo do Estado Islâmico (ISIS, na sigla em inglês) em Paris, em 13 de novembro, Obama repetiu as aparições públicas, com uma mensagem quase idêntica: pedindo calma e respeito aos muçulmanos e defendendo a atual estratégia contra o ISIS na Síria e no Iraque. O ataque de San Bernardino, em 2 de dezembro, como os de Paris, foi vinculado ao ISIS.

Na entrevista coletiva, Obama admitiu a dificuldade para detectar os chamados lobos solitários, terroristas que atuam fora de uma estrutura organizacional como o casal que perpetrou a matança de San Bernardino. “Todos podemos contribuir [para evitar esses ataques] se estivermos atentos, dizendo algo se virmos algo suspeito, recusando-nos a viver aterrorizados e mantendo-nos unidos como uma família norte-americana”, disse.

Não é, nem de longe, o mesmo ambiente de depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, que deixaram 3.000 mortos nos Estados Unidos. Mas a volta do terrorismo ao centro do debate político lembra a década passada. Obama não consegue virar a página. A prova é que, embora com muito menos tropas, os Estados Unidos continuam presentes nas duas guerras iniciadas pelo presidente Bush após o 11 de Setembro. A retirada do Afeganistãonão se completou. E no Iraque, depois da retirada total em 2011, os Estados Unidos mantêm hoje 3.500 militares e estão há mais de um ano bombardeando posições do ISIS, como na Síria.

As frases de Obama

BALANÇO DO ANO: “Nunca me senti mais otimista antes de um novo ano”.

ECONOMIA: “Reduzimos pela metade a taxa de desemprego”.

IGUALDADE: “Depois de décadas de esforços, a igualdade no casamento se tornou realidade”.

TERRORISMO: “Vamos derrotar o ISIS. Vão fugir, mas continuarão sendo perigosos”.

GUANTÁNAMO: “Apresentarei um plano ao Congresso para fechar Guantánamo (…) que continua sendo um dos principais ímãs para o recrutamento islâmico”

SÍRIA: “Assad vai ter de sair para que o país deixe de derramar sangue e para que todas as partes envolvidas possam avançar”.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS: “Vamos ter um candidato democrata forte que vai ganhar as eleições”.

Obama é chamado de guerreiro reticente. Não quer voltar a enviar dezenas de milhares de tropas, como Bush. Gostaria de dedicar sua presidência a concluir a virada para a Ásia-Pacífico. O Oriente Médio o segurou contra sua vontade. Mas sua estratégia continua sendo a de um comandante em chefe reticente, com uma estratégia que evita uma mobilização terrestre e reconhece a complexidade de derrotar o jihadismo com fórmulas simples.

Além do dia a dia do governo, os presidentes dos Estados Unidos se dedicam, sobretudo na última etapa, a outra tarefa: modelar seu lugar na história ou, como disse Obama em certa ocasião, a escrever o pequeno parágrafo, talvez a única frase, que definirá seu lugar nos livros.

Um balanço otimista

Diante da imprensa, Obama realizou um balanço otimista do último ano. Mencionou a recuperação econômica e a redução do desemprego, agora em 5%, um nível próximo ao pleno emprego. Recordou que, graças a sua questionada reforma da saúde, 17 milhões de pessoas que careciam de assistência médica agora estão asseguradas. Comemorou o recente acordo contra a mudança climática em Paris e os acordos com o Irã para limitar o programa nuclear daquele país; com Cuba para restabelecer as relações diplomáticas; e com uma dezena de países da região Ásia-Pacífico para levantar as barreiras comerciais. E parabenizou-se pelo orçamento recém-aprovado no Congresso com o apoio de democratas e republicanos.

No ano que lhe resta no poder, a prioridade de Obama é garantir algumas dessas prioridades. Propõe-se, por exemplo, a conseguir a ratificação do acordo comercial no Congresso, e acelerar o fechamento do centro de detenção na base naval de Guantánamo, em Cuba, uma das promessas não cumpridas do presidente. Também quer reformar o sistema de justiça criminal que penaliza os negros e que explica, em parte, o mal-estar racial dos últimos anos.

O principal objetivo é preservar conquistas que, em muitos casos, estão sujeitas aos tribunais – como a regularização de imigrantes sem documentos – , ao Congresso ou a seu sucessor na Casa Branca. Um republicano cético em relação à mudança climática poderia arruinar o acordo de Paris; um falcão, frustrar a relação com o Irã.

Por isso a campanha para as eleições de 2016 também é a campanha de Obama. Está disposto a participar. A garantia para que sua obra perdure será um candidato ou candidata democrata – a favorita é Hillary Clinton – vencer as eleições de novembro próximo. “Acredito que terei um sucessor democrata”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...