Boatos de fraude na conta de luz circulam nas redes socais

Data:

Compartilhar:

Jéssica Moreira/GD


 Está circulando nas redes sociais um boato de fraude na emissão da conta de energia elétrica. Muitas pessoas estão compartilhando a mensagem sem saber que a partir deste mês a conta de luz sofreu alterações que acrescenta dois números na Unidade Consumidora (UC).

Reprodução

Em algumas mensagens compartilhadas informam que pessoas vestidas com uniforme da Energisa e com a máquina na mão estão emitindo conta com a unidade consumidora diferente e detalhes na cor laranja.

Como forma de esclarecimento a Energisa emitiu uma nota explicando o motivo das alterações na conta de luz a partir do mês de dezembro. Uma é a colocação do algarismo 6 antes do número da UC que identificação de Mato Grosso no Grupo Energisa. A segunda é a transformação do último número em um dígito verificador.

A nova fatura possui campos realçados com fundo colorido, permitindo fácil visualização de informações como o valor, a data de pagamento e o consumo, além de espaços em destaque para a indicação de contas em atraso e para mensagens de reaviso de vencimento e corte de energia.

 

 

A estudante Danielle Alves,23,moradora do bairro tijucal, ao ficar na dúvida da legalidade da conta entrou em contato com a empresa ao ver o boato circulando por mensagens de celular. ” As pessoas vão postando nas redes sociais sem antes buscar a informação oficial o que acaba confundindo a população. Na dúvida não compartilhe verifique primeiro”. 

Após contato com a energisa a estudante foi informada que a conta sofreu alterações e que isto não é fraude e portanto o pagamento pode ser feito sem medo de sofrer prejuízos. 

Alteração de número

Pouco mais de 1% das unidades consumidoras de Mato Grosso terá o número realmente alterado. São, na maioria, casos em que várias unidades estão em nome da mesma pessoa e, com a mudança nos sistemas, a manutenção dos números antigos não foi possível. Porém, também nessas situações, os atendentes conseguem localizar o cadastro com base no número antigo.

Entenda o que mudou na conta de luz 

 

Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas