CBF recorre à Corte Arbitral do Esporte contra suspensão de Neymar nas eliminatórias

Data:

Compartilhar:

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) revelou nesta sexta-feira ter recebido uma apelação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a suspensão de Neymar das eliminatórias sul-americanas à Copa do Mundo de 2018.

O atacante do Barcelona recebeu uma punição de quatro jogos na última Copa América por incidentes após o jogo contra a Colômbia e cumpriu dois deles ainda na competição no Chile – no terceiro jogo da fase de grupos e nas quartas de final.

Então, começou uma discussão entre CBF e Conmebol sobre quando o jogador precisaria cumprir o restante da pena – só na próxima edição da Copa América ou já no próximo torneio, no caso as eliminatórias -, até que a Fifa comunicou que ele ficaria de fora dos dois primeiros jogos do qualificatório sul-americano.

“O litígio na CAS se concentra em se as duas partidas de suspensão restantes devem ser cumpridas durante os jogos da Copa América ou durante a próxima competição oficial organizada pela Fifa, ou seja, os jogos qualificatórios do Brasil à Copa do Mundo de 2018 na Rússia a serem realizados em 8 e 13 de outubro de 2015 contra Chile e Venezuela”, explica a principal instância jurídica do esporte.

O ex-atleta do Santos não está na lista divulgada por Dunga na última quinta-feira para os confrontos dos dias 8 e 13 de outubro.

A CAS afirmou que a decisão acontecerá até o começo de outubro.

Relembre o caso

Neymar foi expulso logo após o apito final na derrota para a Colômbia por 1 a 0 no Estádio Monumental de Santiago pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa América. Ele tentou dar uma cabeçada num adversário e trocou empurrões com os colombianos.

A Conmebol fez confusão no caso e anunciou por mais de uma vez versões contraditórias sobre a suspensão do craque.

A súmula assinada pelo árbitro chileno Enrique Osses falou da confusão, uma bola chutada por Neymar na direção do colombiano Pablo Amero, do empurrão de Carlos Bacca e do craque brasileiro esperando o juiz no vestiário; Osses relatou um xingamento do brasileiro: “Quer ficar famoso nas minhas costas, filho da p…!”.

O Tribunal Disciplinar da Conmebol decidiu pela suspensão do atacante por quatro jogos. E a partir daí começou a discussão: com o Brasil fora precocemente da competição, os dois jogos restantes devem ser cumpridos em qual competição?

Pelo regulamento da Copa América, existia a possibilidade de a suspensão ser estendida para torneios de nível mundial, como as eliminatórias para a Copa de 2018, que começam em outubro deste ano: “Quando a infração cometida se qualifica de grave, particularmente, ainda que não exclusivamente em casos de dopagem, tentativas de influenciar ilicitamente nos resultados de jogos, corrupção, conduta incorreta frente aos oficiais de jogo, a Conmebol solicitará à Fifa a extensão a âmbito mundial das sanções que foram impostas”.

A Fifa, então, enviou um ofício para a Conmebol assegurando que as duas partidas de suspensão de Neymar teriam de ser cumpridas nas eliminatórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas