Governador atende apelo e vai à Sinop na próxima 5ª

Data:

Compartilhar:

Após apelos constantes, em relação à Segurança de Sinop (503 quilômetros de distância da Capital) o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (sem partido), anunciou que vai ao município no dia 20 deste mês para tratar do assunto com as lideranças políticas, comunitárias, representantes de entidades, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, o comandante da Polícia militar, coronel Zaquel Barbosa, Juízes, delegados e representantes do Ministério Público (MP).


A ideia é ampliar as discussões em audiência pública, porém, existe resistência por parte de algumas autoridades políticas e, um deles é o deputado Silvano Amaral (PMDB) que disse não concordar. “De audiência pública e promessas Sinop está cheia. O que precisamos é de medidas eficazes que controle essa violência desenfreada que todos os dias faz do pai de família, trabalhador presa fácil nas mãos de bandidos. A sensação de insegurança, em Sinop, é muito grande. Sinop está pedindo socorro, não agüenta mais”, desabafou o parlamentar.


Na opinião do peemedebista, a reunião deve ser de trabalho e nela encontrar medidas eficazes que, de fato, reduza o índice de criminalidade no município. Para se ter uma ideia, de dezembro do ano passado para cá, Sinop registrou inúmeros casos de latrocínios (roubo seguido de morte), homicídios e tentativas de assassinatos. Na última terça-feira (11), por exemplo, sete pessoas foram vítimas de tentativa de homicídios e ainda seguem internadas, três delas em estado grave.


No último sábado (8), a vítima da vez foi o tenente-coronel da Polícia Militar, Helton Vagner Martins. O policial lavava o carro na porta de sua casa, quando bandidos armados, todos menores de idade, o rendeu. O coronel foi alvejado por quatro tiros que atingiu sua cabeça, tórax e peito. A esposa do militar também foi atingida, mas resistiu aos ferimentos e segue internada. Recentemente, um empresário do ramo de autopeças foi rendido quando chegava em sua. Ele foi obrigado a passar a chave da caminhonete. Paulo Yougi Terão (46) – mais conhecido como Paulinho Japonês – foi assassinado horas depois de ter seu veículo roubado. O crime aconteceu em Junho deste ano. Dois dias após o Natal do ano passado, o jovem Eric Francio também foi seqüestrado e morto por bandidos. Ele possuía algo em comum: uma caminhonete.


“No final do mês passado um pai de família foi encontrado morto dentro de sua própria casa com um corte profundo no pescoço, degolado. Aonde vamos parar desse jeito?”, indagou Silvano ao destacar que reconhece o esforço do Estado em sanar os problemas da Segurança Pública. Por outro lado ele ressalta que, medidas urgentes devem ser tomadas para evitar que marginais façam mais vítimas na cidade. “O problema que Sinop enfrenta não é isolado. Sabemos que outros municípios também estão à mercê da violência, mas não dá para ficar de braços cruzados e se conformar com números, tendo em vista que o cidadão de bem, que levanta cedo para trabalhar e garantir o sustento da sua família aos poucos se transforma em estatística de crimes bárbaros, hediondos que estampam as páginas dos jornais diariamente”, destacou o deputado Silvano.


Participaram da reunião com o governador os deputados Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, deputado José Carlos do Pátio e os vereadores por Sinop Fernando Brandão, Fernando Assunção, Edivaldo Costa, Wolgran Araújo, Cláudio Santos e Josi Palmasola.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas