Tráfico internacional movimenta R$ 30 milhões no Brasil e Europa

Data:

Compartilhar:

A Polícia Federal em Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Hybris, para desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Segundo a PF, a quadrilha movimentou cerca de R$ 30 milhões com a grife “Superman Pancadão. No total, serão cumpridas 88 ordens judiciais. A quadrilha abastecia 6 estados e ainda parte da Europa.

De acordo com a PF, o inquérito policial foi iniciado em 2013 através de informações de inteligência coletadas durante a Operação Sentinela, do Ministério da Justiça, que identificou um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas atuando no município de Pontes e Lacerda e circunvizinhanças, responsável por frequentes carregamentos de cocaína oriunda da Bolívia para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Pará, Maranhão e para Europa.

Durante a investigação foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína e dois milhões de dólares americanos em quinze ações policiais que resultaram nas prisões em flagrante de 32 pessoas, materializando assim a atuação do grupo, muito embora acredita-se que fossem comercializadas até três toneladas da droga ao mês.

Para atestar a qualidade do produto, os criminosos rotulavam a droga com a imagem do personagem “Superman”, seguida da palavra “Pancadão”, que remete ao líder da organização, existindo outras apreensões no país e no exterior de drogas com esta marca não relacionadas à operação Hybris.

A organização criminosa é fortemente estruturada e hierarquizada, com liderança firme e divisão de tarefas, incluindo a participação de casas de câmbio para a compra de dólares utilizados na negociação e a adoção de práticas violentas para aterrorizar inimigos e moradores da região de fronteira, possuindo ligações políticas que culminaram na utilização de empresas fantasmas e contratos com órgão público municipal para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

Hoje estão sendo realizadas 36 prisões preventivas, quatro prisões temporárias de 30 dias e 48 buscas e apreensões, com mandados expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Cáceres/MT, nos municípios mato-grossenses de Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, e nos Estados de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais.

Também estão sendo apreendidos bens de alto valor, veículos, fazendas, apartamentos, casas, aeronaves, armas e dinheiro em espécie que são fruto da atividade criminosa e que são utilizados para o próprio tráfico de drogas.

Para a deflagração estão sendo utilizados 220 Policiais Federais, contando com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal.

O nome da operação remete a um conceito grego que pode ser traduzido como “tudo que passa da medida, “descomedimento” e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência, que com frequência termina sendo punida. (Colaborou Izabel Barizon e Simone Ishizuka)

09h50 – PF cumpre mandados de busca e apreensão de bens de alto valor, entre imóveis, veículos, aviões e dinheiro em espécie.

10h08 – Informações dão conta da prisão de uma advogada de Pontes e Lacerda. Neste momento, advogados começam a chegar na sede PF.

10h42 – Os Policiais Federais chegaram à superintendência com várias sacolas contendo produtos apreendidos durante a Operação Hybris. 

11h29 – Depois de prestarem depoimento, os presos estão sendo encaminhados para a Penitenciária Central do Estado (PCE).

11h53 – Em Mato Grosso foram cumpridos 30 mandados de prisão. Em uma das fazendas foram apreendidas 3 mil cabeças de gado e grande quantidade de cocaína.

11h59 – Ao todo foram realizadas 30 prisões e cumpridos 38 mandados de buscas e apreensões em sete municípios sendo que: Em Cuiabá foram 4 mandados de prisões e 8 de buscas e apreensões; Várzea Grande 1 prisão, 2 buscas e apreensões; Cáceres 3 prisões e 4 buscas e apreensões; Pontes e Lacerda 15 prisões e 20 buscas e apreensões; Vila Bela da Santíssima Trindade 1 prisão e 3 buscas; Jauru 1 prisão e 1 busca, além de 1 apreensão no Vale São Dominguos.  Todos serão conduzidos para a PCE por não terem nível superior.

12h05 – Entre os materiais apreendidos estão veículos, jóias, dinheiro em espécie – incluindo dólares, uma grande quantidade de cocaína, além de 3 mil cabeças de gado em Pontes e Lacerda.

12h14- Os agentes federais ainda não concluíram a contabilização dos produtos apreendidos, mas a estimativa sobre drogas é de pelo menos 100 quilos de cocaína pura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas