Condutores terão mais prazo para comprar veículos com desconto

Data:

Compartilhar:

Taxistas e pessoas com deficiência terão mais tempo para adquirir veículos novos com isenção de Imposto sobre Veículos Importados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). O prazo que era de 180 dias foi ampliado para 270 dias pela Receita Federal, conforme Instrução Normativa 1.561, de 22 de abril de 2015, publicada no Diário Oficial da União. A IN vigente altera as anteriores (987/2009 e 988/2009) que disciplinam a aquisição, com isenção de IPI, de veículo destinado ao transporte autônomo de passageiros, bem como a aquisição de automóveis com o benefício por pessoas portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas.

Segundo a Receita Federal, a mudança foi necessária para garantir mais tranquilidade aos beneficiários, que muitas vezes, depois de conseguir a isenção do IPI, tinham dificuldade de pedir aos governos estaduais a isenção do ICMS sobre a compra do veículo. A autorização para isentar o IPI -tributo federal – é um documento necessário para requerer a isenção do ICMS, imposto estadual.

No entanto, como o trâmite dos pedidos ao Fisco estadual muitas vezes ultrapassava 180 dias, o documento de isenção do IPI caducava. Para evitar o transtorno, que obrigava o contribuinte a reiniciar o processo na Receita Federal, o Fisco decidiu aumentar em 90 dias a validade da isenção do IPI nesses casos.

“Isso é ótimo, porque antes a gente pegava o documento na Receita Federal e até conseguir regularizar tudo para retirar o carro, que também demora para chegar, perdia o prazo”, relembra o taxista José Lino de Araújo, 71. Com 42 anos de profissão, ele diz que a última troca de veículo foi há 6 anos. “Mas compensa comprar assim, a gente economiza uns R$ 10 mil”.

De acordo com o diretor comercial de uma concessionária em Cuiabá, Anderson Yves, o desconto chega a 28% no valor total do veículo novo, que não pode estar avaliado acima de R$ 80 mil. Ele diz que a concessionária atende muitos taxistas e que as vendas para pessoas com deficiência também têm crescido. “Acho que essa mudança vai ajudar a aumentar um pouco mais as vendas”.

Documentos – Para iniciar o processo de aquisição do veículo com a isenção dos impostos prevista na IN, o condutor com deficiência deve apresentar na concessionária o laudo médico, após passar por perícia médica no Detran em Cuiabá. No interior do Estado, a perícia médica também é realizada em Tangará da Serra e Alta Floresta, sendo que o laudo deve estar assinado pelo coordenador estadual da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramt).

Se o deficiente não for o condutor do veículo, a avaliação médica do mesmo deverá ser feita pelo Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa ou o Centro de Especialidade Médica (CEM), em Cuiabá. O laudo médico deverá ser apresentado juntamente com o CPF, RG e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os taxistas, por sua vez, deverão ter no mínimo 1 ano de alvará e apresentar documentos autenticados. Os documentos exigidos nas concessionárias são as cópias do comprovante de endereço, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alvará e declaração comprobatória da prefeitura, além da cópia do documento atual do carro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...