AGRONEGÓCIO Egito suspende embargo da carne bovina de MT

Data:

Compartilhar:

GD


Em reunião com o ministro da Agricultura do Egito, Adel El-Beltagy, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, conseguiu a suspensão do embargo egípcio à carne bovina do estado de Mato Grosso.

“Esta nossa missão foi exitosa. Conseguimos cumprir o nosso objetivo de viagem que era suspender o embargo da carne bovina nos dois países”, comemorou Geller, se referindo também ao encontro com o ministro da Agricultura Iraniano, Mahmoud Hojjati, no início da semana, quando houve reversão do embargo daquele país.

O Egito, assim como o Irã, havia embargado a carne bovina de MT, em maio deste ano, devido à constatação do caso atípico de vaca louca no estado.

Neste ano, até o momento, foram exportados 82 milhões de quilos de carne bovina para o Egito, num total de US$ 284 milhões.

Encontro – Geller também reuniu-se com empresários egípcios quando foram discutidas as oportunidades de investimento bilateral no setor agropecuário dos dois países, além de questões que envolvem o comércio de produtos agropecuários.

“Há grande interesse do setor empresarial egípcio em ampliar as importações do Brasil. Esta visita tem sido muito importante para eliminar alguns entraves ao comércio e incrementar a cooperação entre os dois países”, disse o ministro.

O destaque da reunião foram os setores de carne bovina e frango, a possibilidade de ampliar as exportações brasileiras de milho e a importação de fertilizantes nitrogenados e fosfatados do Egito. O Brasil já exporta para o Egito itens do complexo soja, carne bovina, suína e de frango. Sendo que neste ano estas exportações chegaram a 46 bilhões de toneladas para o primeiro item e três bilhões de quilos de carnes.

Presidente – Nesta quarta-feira (27), Neri Geller reuniu-se com o Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Kalil Al-Sisi, no Palácio Itdihadeyya, na cidade do Cairo, para tratar de assuntos de interesse mútuo entre os dois países. Durante o encontro foi destacado o incremento do comércio bilateral de produtos agropecuários entre o Brasil e o Egito.

Na reunião estavam ainda o Embaixador do Brasil no Cairo, Marco Antônio Diniz Brandão, o Ministro da Agricultura do Egito, Adel El-Beltagy e o Embaixador do Egito em Brasília, Hossam Eldin Mohamed Ibrahim Zaki. (Ascom Mapa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas