MATO GROSSO Sobram empregos, faltam trabalhadores

Data:

Compartilhar:

A Gazeta


A dificuldade em contratar e manter trabalhadores é comum as empresas de todos os portes e em todas as atividades econômicas atualmente. Nem mesmo o aumento da oferta de cursos de qualificação gratuitos pelos governos federal, estadual e municipal foi suficiente para atenuar o problema do déficit de mão de obra em Mato Grosso. A cada dia surgem novas vagas para serem preenchidas nas áreas do comércio, serviços, indústria e agropecuária. No 1º trimestre de 2014 as vagas de emprego ofertadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Mato Grosso aumentaram 28,46% em comparação com o mesmo período do ano passado e somaram 16,723 mil.

O aproveitamento dessas vagas não evoluiu na mesma proporção. Pelo contrário. O número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho entre janeiro e março deste ano retraiu 2,66% em relação ao mesmo intervalo de 2013. Enquanto no 1o trimestre do ano passado foram inseridos 4,543 mil trabalhadores, este ano a quantidade ficou em 4,422 mil. O total de trabalhadores encaminhados as vagas ofertadas pelo Sine no início de 2014 foi maior que o registrado em 2013, mas cresceu num índice inferior ao de vagas disponíveis no mercado formal. Foram feitos 23,101 mil encaminhamentos nos primeiros 3 meses de 2014, sendo 7,29% acima dos encaminhamentos realizados em 2013 (21,531 mil).

Os problemas relacionados a contratação e permanência de colaboradores tem desestimulado a microempresária Raquel Pereira a manter o negócio. Proprietária da Fofuxa Festa, ela relata que não encontra profissionais qualificados para auxiliar nas atividades da empresa. “Muitos querem o emprego, mas não querem ter trabalho”. Até mesmo o microempreendedor individual (MEI) Benedito Antônio Ferreira da Cruz, 55, não consegue garantir um único colaborador. “Tenho vontade de me desfazer da fábrica de licores (Licores Bom Demais), porque é muito difícil conseguir funcionário e quando encontro, ele não trabalha mais do que 6 meses”. Para ele, muitos trabalhadores rompem o contrato de trabalho com o objetivo de garantir o seguro-desemprego.

Mas, na opinião da superintendente do Sine Estadual, Clélia Borges Teodoro Inouye, a principal dificuldade em garantir o preenchimento das vagas disponíveis no mercado e em evitar a rotatividade está relacionada a frágil formação inicial dos trabalhadores. Por isso, a ampliação de cursos técnicos não é suficiente para garantir o aproveitamento dos novos postos. “Tem surgido muita oferta de vagas, mas as empresas não conseguem assegurar o preenchimento porque os candidatos muitas vezes não tem o domínio básico de língua portuguesa ou matemática. É comum o candidato não passar da simples entrevista”. Na tentativa de melhorar o aproveitamento das vagas, o Sine busca encaminhar o trabalhador de acordo com o perfil exigido pela empresa, completa a superintendente. “Fazemos uma pré-seleçao antes do encaminhamento”.

Sobre o agravamento da falta de mão de obra no mercado de trabalho, a coordenadora regional de Educaçao Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Silvânia Maria de Holanda aponta alguns fatores que contribuem para esse cenário. São eles: os baixos salários ofertados e a falta de benefícios, o crescimento do empreendedorismo, o interesse dos jovens egressos de cursos técnicos em continuar aprimorando os estudos, a indefinição da população mais jovem em atuar na área de formaçao e o desconhecimento sobre a profissão escolhida. “Em Mato Grosso, 40% dos alunos que terminam os cursos técnicos do Senai já emendam com a faculdade, ou seja, não vão imediatamente para o mercado de trabalho”.

Ela conjectura que esse índice tende a aumentar no próximo ano, por causa da mudança na forma de ingresso nos cursos gratuitos, assegurados por meio do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com o Senai. “São alunos com um perfil mais jovem e a tendência é que eles continuem investindo na qualificação, sem pressa de ir ao mercado de trabalho”. Por enquanto, o aproveitamento da mão de obra qualificada nos cursos do Senai pelo mercado de trabalho local fica acima da média nacional, afirma a coordenadora.

Na condição de empregador, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/MT), Cezário Siqueira avalia que muitos egressos de cursos de qualificação não se vinculam formalmente a nenhuma empresa por preferir atuar de forma independente, como prestadores de serviços. “Eles percebem que muitas vezes poderão ganhar mais assim, mas o risco também é maior e não compensa”. Siqueira sustenta que as indústrias da construção “perdem” trabalhadores para as pequenas obras.

Para ele, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deveria fiscalizar a situação com o objetivo de orientar e não punir, juntamente com os sindicatos laborais. “Hoje o investimento na qualificação não é suficiente para garantir o aproveitamento das vagas e evitar a rotatividade porque as indústrias perdem esse trabalhador para a informalidade”.

Para o diretor da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat), Manuel Gomes, os jovens estão estudando mais e muitos visam garantir uma colocação na administração pública. “Eles querem um emprego estável, mas não é só isso: uma grande parcela quer investir num negócio próprio”. Sem conseguir garantir o preenchimento de todas as vagas ofertadas, o setor do Comércio investe na qualificação dos funcionários já admitidos, como medida para diminuir a rotatividade, explica o diretor. “Muitos cursos de qualificação, apesar de gratuitos, não tem adesão da população e por isso também os empresários tem investido cada vez mais na qualificação dos trabalhadores mantidos nas suas empresas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas