Sinop – Prefeitura vai distribuir repelente natural para combater dengue

Data:

Compartilhar:

layne Mendes/GD

Mato Grosso registrou no período de janeiro a outubro deste ano 43.159 casos de dengue no Estado, 6.048 a mais que no mesmo período do ano passado, em Cuiabá foram contabilizados 3.904 casos da doença. Trinta e quatro   mortes já foram confirmadas, sendo 4 em Sinop. Só este ano a cidade já registrou 8.184 casos da doença, o pior quadro entre os municípios mato-grossenses. Dado que colaborou para os 155 casos confirmados na última semana de outubro.


Citronela

Para ajudar no combate contra a dengue, além das visitas constantes dos agentes de saúde, a prefeitura de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) está investindo em repelentes naturais, como a citronela. Essa planta é parecida com a erva-cidreira e suas folhas exalam um cheiro agradável para os humanos, mas muito incomodo para os insetos, o que faz com que se afugentem moscas e mosquitos.

Além do aroma da cintronela, um repelente caseiro também pode ser feito da planta, como explica o engenheiro agrônomo, José Cleberson Fernandes. “A pessoa pode pegar de 5 a 6 folhas da citronela, picar, colocar no liquidificar, bater e depois coar. Feito esse procedimento acrescente o sumo a 200ml de álcool e está pronto o repelente”.

A Secretaria de Agricultura irá realizar este mês uma ação para a distribuição de mais de 2.000 mudas de citronela. Como confirma o secretário municipal de agricultura Sérgio Vargas. “A ação será no período da manhã, na primeira semana de novembro. Por isso estamos convidando a todos os moradores da cidade para retirar sua muda sem custo nenhum, e caso não possa ir até o local no dia, estaremos disponibilizando um viveiro para que todos possam ter acesso ao repelente natural e ajudar no combate a dengue”.

Prevenção: A Secretaria de Estado de Saúde lembra algumas ações simples que podem evitar a proliferação do mosquito da dengue: limpar a calha dos telhados; limpar os pratinhos dos vasos de plantas; manter piscinas limpas; não deixar formar poças d’água; eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; manter pneus em locais cobertos para não acumular água; tampar bem as caixas d’água e os poços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas