Imprensa internacional destaca tumulto na chegada do papa Francisco

Data:

Compartilhar:

Publicações italianas classificaram organização para a chegada do papa como “desastrosa”

Agência Brasil

O papa Francisco pisou em solo brasileiro na segunda-feira (22) para a Jornada Mundial da Juventude. Ele desembarcou na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio, e foi recebido pela presidenta Dilma RousseffRoberto Stuckert Filho/22.07.2013/PR

A chegada do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude teve repercussão, nesta terça-feira (23), em veículos da imprensa internacional, que destacaram a confusão ocorrida na retenção do comboio que levava o pontífice da Base Aérea do Galeão ao centro do Rio de Janeiro, em um engarrafamento na Avenida Presidente Vargas.  

O site do jornal espanhol El País destacou na capa que a chegada do papa foi marcada por confusão e problemas de segurança. De acordo com o jornal, o papa “não apenas recusou o papamóvel blindado, como também escolheu um dos menores carros do mercado (um Fiat Idea) e uma escolta reduzida ao mínimo para fazer o trajeto até o Palácio do Governo”.  

Os jornalistas Pablo Ordaz e Juan Arias informaram que o motorista do papa errou o caminho e provocou momentos alarmantes por causa de uma multidão que cercou o veículo. “Os agentes da polícia do Vaticano — a pé, junto ao carro do papa — tiveram muitos problemas para manter a ordem”.  


No site do jornal New York Times, a reportagem informa que, em sua primeira viagem internacional, o papa não comentou os protestos que vêm acontecendo no Brasil e enfatizou a importância da evangelização dos jovens. O jornal destacou o fato de o carro que transportou o pontífice estar com a janela aberta. “As pessoas se reuniram em volta do veículo, estendendo os braços na direção do papa”, escreveu o correspondente Simon Romero.  

A emissora norte-americana e site de notícias CNN também enfatizou a preocupação com a segurança do papa em decorrência da bomba caseira encontrada no domingo (21) no Santuário Nacional de Aparecida, onde o pontífice celebrará missa, na quarta-feira (24).  

A enviada especial do jornal francês Le Monde, Stéphanie Le Bars, destacou a imagem de “bom papa” de Francisco, sorridente e acessível aos fiéis. O texto também informou que o pontífice não presenciou os protestos que ocorreram em frente ao Palácio Guanabara, onde foi recepcionado por autoridades brasileiras.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas