Mortes por dengue atingem 17 cidades; Sinop lidera com mortes e registros

Data:

Compartilhar:

A dengue continua fazendo vítimas por todo o Estado nestes 5 primeiros meses do ano. Até o momento, já são 23 mortes causadas pela doença em 17 municípios. Mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressalta que desse total, são 17 óbitos já confirmados enquanto outros 6 continuam sendo investigados por meio de exames que devem confirmar em mais alguns dias a dengue como causa. Sinop e Campo Novo do Parecis lideram o ranking com mais mortes. Cada uma dessas cidades já têm confirmados 3 óbitos.

Depois aparecem empatados no ranking, todos com uma única morte já confirmada, os municípios de Aripuanã, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Cuiabá, Jaciara, Juara, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangara da Serra. Os casos em investigação estão em Alto Taquari, Juara e Lucas do Rio Verde, Cuiabá (todos com um registro) e Sorriso (2).

 

Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online) e foram coletados entre 1º janeiro a 23 de maio de 2013. No registro geral de ocorrências da doença, o Estado soma 34.472 casos notificados.

Sinop também lidera com 4.458 casos, seguido por Rondonópolis com 2.837, Cuiabá com 2.439 registros e Várzea Grande com 565 registros da doença. Até o momento, são 79 casos graves de dengue, informa a secretaria enquanto no ano passado as notificações no mesmo período foram de 25.849 casos.

O quadro epidemiológico caracteriza-se pela circulação simultânea em Mato Grosso de 2 sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4, o tipo mais grave da doença. As dicas para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dente é limpar calha dos telhados e os pratinhos dos vasos de plantas, manter piscinas limpas, não deixar formar poças d’água e tampar bem as caixas d’água e os poços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas