Jogos de ação em videogames melhoram capacidade de busca visual

Data:

Compartilhar:

Participantes que jogaram jogos de corrida ou tiro foram mais rápidos e precisos nas tarefas que exigiam atenção visual

 
tamanho da letra
A-
A+
Foto: PSU
Jogos de ação para videogames podem melhorar aspectos da atenção visual
Jogos de ação para videogames podem melhorar aspectos da atenção visual

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, demonstraram que jogar videogames de ação, mesmo por um tempo relativamente curto, melhora a atenção e a busca visual.

“Recentes estudos em laboratórios diferentes, inclusive aqui na Universidade de Toronto, têm mostrado que jogos de tiro podem melhorar outros aspectos da atenção visual. Mas ninguém havia demonstrado previamente que a busca visual também é melhorada”, afirma o professor de psicologia Ian Spence.

No primeiro experimento, os pesquisadores compararam os jogadores de videogame de ação e não jogadores em três tarefas de busca visual e descobriram que os jogadores mais experientes eram melhores.

Em um segundo experimento, 60 participantes, que não tinham jogado videogames, jogaram por um total de 10 horas em sessões de uma a duas horas. Vinte participantes foram designados aleatoriamente para jogar o jogo de tiro Medal of Honor, e outros 20 a o jogo de corrida de carro Need for Speed e os últimos 20 a jogar o quebra-cabeça tridimensional Ballance como controle.

“Depois de jogar ou o jogo de tiro ou o de corrida apenas 10 horas, os participantes foram mais rápidos e precisos nas três tarefas de busca visual. No entanto, os participantes de controle, que jogaram o quebra-cabeça, não apresentaram melhora”, afirma o autor do estudo Sijing Wu.

Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ser muito importante em situações em que se deseja treinar habilidades de busca visual já que a busca de forma eficiente e com precisão é essencial para muitas tarefas desde leitura de raios-X ou ressonância magnética e até mesmo localizar o rosto de um amigo no meio da multidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas