Inflação oficial fecha no menor nível desde 2009

Data:

Compartilhar:

 

A inflação oficial do governo, calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), encerrou o ano passado em 5,84%, o menor nível desde  2009 (4,31%), e dentro do teto estabelecido pelo governo. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (10).

O aumento dos preços em geral registrado em 2012 é consideravelmente inferior ao de 2011, quando o IPCA terminou em 6,5%. 

A inflação oficial encerrou o ano dentro da meta do governo federal, que estipulou a marca de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, poderia tanto cair para 2,5% como também subir a 6,5%, como foi verificado no ano passado.

Entenda a inflação

A inflação é o aumento médio dos preços dos produtos. Quanto maior for o índice, maior é o impacto no poder de compra do consumidor, já que os valores das mercadorias sobem enquanto o salário permanece igual. É por isso que as categorias profissionais sempre lutam por reajustes salariais acima da inflação.

Governo mantém menor juro da história


Os principais prejudicados pela inflação são os trabalhadores das classes mais baixas da população, já que não conseguem aplicar o dinheiro que ganham em investimentos suficientemente rentáveis que corrijam a "mordida" da inflação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas