União reajusta cronograma de obras essenciais da Copa

Data:

Compartilhar:

O Governo Federal reajustou a entrega de quase metade das obras da Copa do Mundo de 2014, após realizar um balanço sobre o andamento dos projetos nas cidades-sede, em dezembro de 2012.

A data de conclusão de 50 das 102 construções ou reformas programadas para serem entregues até o início do Mundial, em junho de 2014, foi atrasada, segundo informações do Portal UOL.

Em Cuiabá, além do atraso na entrega das obras do pacote de travessia urbana que estão sendo realizadas na Avenida Miguel Sutil, conforme foi publicado pelo MidiaNews na quarta-feira (2) – Leia mais AQUI –, outras obras essenciais para realização do torneio também serão entregues após a data prevista inicialmente.

É o caso, por exemplo, das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital e em Várzea Grande. Até abril de 2012, a previsão de conclusão das obras era janeiro de 2014. No entanto, o cronograma foi reajustado para maio de 2014, a apenas um mês do início do torneio na Capital.
 

"O balanço é positivo. Algumas obras ficaram prontas bem antes da Copa", diz ministro dos Esportes

As obras da Arena Pantanal, que será palco de quatro jogos da 1ª fase da Copa do Mundo, também foram adiadas de dezembro de 2012 para outubro de 2013. O motivo seria não deixar o estádio muito tempo sem uso, uma vez que Cuiabá não irá sediar nenhum jogo da Copa das Confederações.

A Arena encerrou o ano de 2012 com mais de 50% dos trabalhos concluídos e a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já afirmou que não acredita em atraso na entrega do estádio.

Outra obra citada como tendo o cronograma reajustado se trata da terceira etapa de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A ordem de serviço da obra de R$ 77 milhões foi emitida apenas em dezembro de 2012 e estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano.

O cronograma foi atrasado em dois meses, uma vez que o prazo inicial para conclusão dos trabalhos era setembro de 2013.

Já as obras de adequação viária e de acessibilidade à Arena Pantanal, que antes estavam previstas para serem entregues à sociedade em dezembro deste ano, tiveram o cronograma reajustado para março de 2014, a apenas três meses do Mundial de Futebol.

"Balanço positivo"

O balanço da União foi divulgado em 27 de dezembro e foi realizado pelo Ministério dos Esportes. O documento detalha a situação de cada obra de infraestrutura e construção dos estádios nas 12 cidades-sede da Copa.
 

Thiago Bergamasco/MidiaNews

VLT: obras do modal serão finalizadas a apenas um mês do início do Mundial

Apesar do reajuste no cronograma de metade das obras, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo afirmou que o balanço foi positivo e que todas as obras essenciais para a realização do Mundial – presentes na Matriz de Responsabilidade – "serão concluídas em tempo hábil".

"O balanço é positivo. Algumas obras ficaram prontas bem antes da Copa, como os estádios de Fortaleza e de Belo Horizonte e algumas intervenções em aeroportos. E as obras de mobilidade urbana e em portos estão em andamento”, afirmou.

O Governo Federal afirmou que só incluiu no balanço as obras que ainda estão programadas para serem concluídas antes do Mundial, mesmo com o cronograma adiado.

Segundo o Ministério dos Esportes, das 102 obras essenciais programadas para a Copa, 81% já estão em andamento ou foram concluídas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas